logo

Novo Botafogo já tem Projeto de Revitalização

17/10/2005 15:40:43 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Obras, concluiu o Projeto de Revitalização do Novo Botafogo. O projeto já foi aprovado pelo prefeito Riverton Mussi, conforme informou o secretário municipal de Obras, Tadeu Campos. A licitação para iniciar as obras devem acontecer em janeiro ou fevereiro de 2006.

O projeto prevê a reforma de alguns casarões que margeiam o Canal do Capote, calçamento das ruas, construção de praças de esporte, jardins, arborização, melhoria da iluminação das ruas, construção de rede de esgoto e de um centro administrativo, humanizando o bairro e garantindo melhor qualidade de vida aos moradores do Novo Botafogo. Em relação à rede de água, o secretário informou que a responsabilidade da construção desta rede é da Cedae.

O Novo Botafogo foi um bairro que foi se expandido, seguindo o Canal do Capote, que passa cortando o Botafogo para se encontrar mais adiante com o Rio Macaé. Esse canal está assoreado em alguns pontos e em alguns locais a SEMOB constatou que o esgoto das residências é lançado in natura no Canal. Como muitas casas são frutos de invasão, e foram construídas à margem do Canal, a prefeitura encontra dificuldades para colocar máquinas para efetuar a limpeza do Canal do Capote.

Em relação à coleta de lixo, o Novo Botafogo, segundo informou a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, conta com coleta regular, como acontece em todos os bairros.

Linhas de vans levarão passageiros até terminais rodoviários mais próximos

Moradores do Novo Botafogo reclamam da falta de linhas de ônibus ou vans no bairro, mas a prefeitura informou que o problema deverá ser resolvido pelo Sistema Integrado de Transporte Urbano, que entrará em circulação a partir de novembro. O Sistema prevê a circulação de vans no interior dos bairros, inclusive no Novo Botafogo, recolhendo passageiros para levá-los gratuitamente aos terminais mais próximos, onde os passageiros ingressarão nos ônibus e pagarão as passagens até seus destinos.