logo

Novo Cavaleiros: Prefeitura instala quatro bombas de sucção para escoar as águas

25/10/2007 18:27:20 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Quatro bombas de alta performance foram emprestadas pela Petrobras à prefeitura para ajudar no escoamento das águas pluviais do Novo Cavaleiros, um dos bairros mais atingidos pela forte chuva que cai na cidade desde a tarde de quarta-feira (24). Segundo o secretário Executivo de Obras, Tadeu Campos, o empréstimo resulta de parceria entre a empresa petrolífera e a municipalidade, visando minimizar os problemas causados pela chuva em Macaé.

- Desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (25), estamos trabalhando e monitorando o Novo Cavaleiros. A população nos solicitou que abríssemos uma vala na pista da Rodovia Amaral Peixoto, para que as águas escoassem mais rapidamente. Estudando o local, verificamos que essa ação poderia não solucionar o problema e ainda correríamos o risco de cortas os cabos de fibra ótica da empresa, deixando a Petrobras sem comunicação. Em parceria, a estatal nos emprestou as quatro bombas de sucção, que já estão no local para acelerar a vazão das águas – disse Tadeu.

O secretário informou que, às 3h40, a maré começou a descer e, com isso, a comporta da Rua Dr. Télio Barreto será reaberta, o que aumentará a vazão das águas que ainda estão alagando algumas áreas na cidade. “Com as duas bombas de sucção da Télio Barreto funcionando a todo vapor e com a comporta aberta, esperamos que o canal da Fábio Franco passe a escoar mais rapidamente”, disse o secretário.

Tadeu Campos explicou que, como a chuva foi muito forte na tarde e noite de quarta-feira, em dois pontos, um situado em frente à Praça Santos Dumont, no Miramar, e outro nas proximidades do Terminal Central, o Canal da Fábio Franco jogou água para fora do seu leito, complicando o alagamento nos bairros Miramar e Visconde, mas as águas já começam a fluir em direção às bombas na Télio Barreto.

- O prefeito Riverton Mussi determinou que as secretarias de Obras, Serviços Públicos e a Defesa Civil estejam em alerta, monitorando toda a cidade. Outras secretarias do governo municipal, como as de Saúde, de Desenvolvimento Social e Humano, de Assistência Social e de Meio Ambiente também estão a postos, atendendo a população em suas necessidades – concluiu Tadeu Campos.