logo

Novo presidente do Conselho Municipal do Trabalho é empossado

23/02/2006 14:38:36 - Jornalista: Alexandre Bordalo

O coordenador do Serviço Nacional de Aprendizagem e Comércio (Senac), Alex Mazullo, foi empossado presidente do Conselho Municipal do Trabalho, na manhã desta quinta-feira (23), no Auditório da secretaria municipal de Trabalho e Renda (Semtre). Segundo ele, seu objetivo é dar continuidade às ações desenvolvidas pela sua antecessora, Nilsa de Souza Marins. Como exemplo citou atividades em prol do primeiro emprego de jovens, da continuidade funcional de idosos e da inserção dos portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho.

O Conselho Municipal do Trabalho é composto por 12 representantes titulares, 12 suplentes e uma representação tripartite – com a participação do poder público, trabalhadores e empregadores – e paritária, na qual há presença de quatro pessoas de cada segmento. De acordo com Nilsa Marins, que continua no Conselho agora como secretária executiva, as metas do órgão são fomentar políticas públicas de geração de trabalho, renda, qualificação e outras.

Ela disse ainda que o Conselho tem o poder de articular e viabilizar recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para a qualificação profissional no município. Como avaliação de sua gestão, entre 2005 e 2006, ela explicou que foi um tempo de estruturação, com indicação de conselheiros e análise de projetos.

O novo presidente representa os empregadores, a ex-presidente representava o poder público e o próximo presidente, que assumirá em 2007, representará os trabalhadores. Cada segmento exerce a presidência durante um ano. Após três anos, mudam-se os representantes e os suplentes.