Foto: Assessoria Secretaria de Ambiente
Córrego do Ouro e Barra de Macaé passarão a contar com novos pontos de coleta
Dando prosseguimento à expansão do Programa Municipal de Coleta de Óleo Vegetal Usado, a Secretaria de Ambiente instalará na próxima semana dois novos postos para coleta do resíduo. O distrito de Córrego do Ouro e a Barra de Macaé serão as localidades contempladas nesta nova etapa.
A instalação dos coletores será realizada na próxima segunda-feira (14). Às 10 horas, um dos pontos será instalado na Agência do Macaé Facilita, na região serrana. À tarde, será a vez da Barra de Macaé, que receberá o coletor na Agência do Macaé Facilita local.
Com estes dois novos pontos, o município de Macaé passará a contar com sete pontos para entrega voluntária do resíduo. Além de Córrego do Ouro e Barra, o cidadão pode depositar o óleo usado no Sana (Base Operacional da Secretaria de Ambiente), Imbetiba (Posto de Atendimento da Odebrecht Ambiental, na Rua Dr. Júlio Olivier), Alto dos Cajueiros (sede da Secretaria de Ambiente, Avenida Rui Barbosa, 1.725), Centro (Colégio Luiz Reid) e Morada das Garças (Base Operacional na Lagoa de Imboassica).
Para facilitar a coleta, a Secretaria de Ambiente orienta que a população leve o óleo (já coado de impurezas) em garrafas PET. Este material é encaminhado para cooperativas e associações, onde será reciclado e pode ser transformado em sabão, glicerina, tintas, detergente e biodiesel.
O lançamento irregular do óleo na natureza provoca a impermeabilização do solo, causando danos ambientais e colocando em risco a vida de diversas comunidades em períodos de chuvas torrenciais e enchentes. Já nas redes de esgoto, provoca o entupimento de canos e a proliferação de pragas e doenças nocivas aos seres humanos e aos animais.