logo

Novos professores concursados da rede municipal participam de capacitação

25/10/2012 10:32:00 - Jornalista: Joice Trindade

Os Parâmetros Curriculares da Educação Infantil, o Regimento da Rede Municipal de Ensino, a Proposta Pedagógica e as diretrizes do segmento Infantil. Estes são alguns dos temas que serão abordados para os 133 professores aprovados, que foram devidamente empossados na Secretaria de Administração, submetidos a exames médicos e considerados aptos a lecionar nas escolas municipais de Educação Infantil. No total, cerca de 300 professores foram convocados para assumir as salas de aula do ensino municipal.

Diante disso, os novos professores que compareceram à Secretaria de Educação nos dias 16 e 17 de outubro e escolheram o segmento da Educação Infantil para atuar, participarão no dia 9 de novembro de um Encontro de Formação, no auditório 31, às 8h30 e às 14h. Já os que foram à sede da secretaria para escolha da unidade escolar no dia 18, vão fazer parte do encontro específico voltado para a Educação Infantil, no dia 23 de novembro, às 8h30 e às 14h. A previsão é que os educadores recém-chegados que vão lecionar com o Ensino Fundamental também participem de uma capacitação,, nesta terça-feira (30), nos turnos da manhã e tarde.

De acordo com o secretário de Educação, José Augusto Abreu Aguiar, para facilitar a escolha, os dirigentes das unidades escolares de Educação Infantil e de Ensino Fundamental estiveram presentes à escolha com o objetivo de receber os professores e prestarem informações sobre o funcionamento das escolas, turmas disponíveis e horários de atividades: “Prezamos pela qualidade do ensino e pelo prazer do educador em atuar na rede municipal de Macaé. O objetivo da posse dos aprovados é atender a todos os setores administrativos”, ressaltou.

Com a chegada destes novos profissionais haverá maior reforço na qualidade do ensino municipal. Os professores já assumiram as salas de aula de escolas situadas na região serrana e área central do município. O secretário de Educação lembrou que este concurso foi um dos mais disputados da região: “Entre as vantagens estão o reajuste nos vencimentos do professor por meio do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Magistério (PCCV), além do incentivo permanente à capacitação dos profissionais da rede municipal”, pontuou.

O concurso público do magistério municipal foi direcionado aos cargos de Professor de Espanhol, Educação Infantil e Ensino Fundamental (primeiro segmento). Foram abertas vagas para o cargo de Professor A, cujo vencimento base para o profissional aprovado chega a R$ 1.247,69 para uma carga horária semanal de 22 horas e 30 minutos, e para professores C de Espanhol, em que o vencimento base chega a R$ 2.367,82 para 20 horas de carga horária semanal.

A lista do chamamento dos aprovados foi publicada na portaria Semed nº 064-2012, seguindo o decreto 106-2012, do dia 7 de maio deste ano. A nomeação também foi publicada no último dia 27 de setembro, no Jornal O Debate. O magistério municipal também realizou, no final do ano de 2009, outro concurso em que foram abertas vagas para professores de Ciências, Educação Física, Artística, Geografia, História, Inglês, Matemática e Português, na categoria C de nível superior, além de vagas para orientador Pedagógico, Educacional e supervisor Educacional.