Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana
Dispositivos instalados próximo ao IFF buscam oferecer mais segurança a condutores e pedestres
Um novo conjunto semafórico entrou em operação nesta quarta-feira (8) na Avenida Ricardo Muylaert Salgado, na saída para a Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106). O dispositivo visa disciplinar o trânsito local e oferecer mais segurança aos condutores e pedestres que transitam pela região. Além do novo sinal, será instalada a sinalização vertical e horizontal e também foram trocados os braços e postes dos semáforos da Amaral Peixoto neste trecho, já que os mesmos foram danificados após um acidente ocorrido no domingo (5).
A instalação da nova sinalização atende solicitação dos alunos e pais que transitam pelo trecho em que está localizado o Instituto Federal Fluminense (IFF). O objetivo é diminuir o risco de acidentes em um trecho bastante movimentado, inclusive com a passagem de veículos pesados e carretas, mas também estarão respeitando o que está descrito no artigo 208 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Este artigo define o avanço do sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória como infração gravíssima, com penalidade multa no valor de R$ 191,54.
- Em atendimento as solicitações, disponibilizamos o equipamento para minimizar os riscos de acidentes no trecho. Agora, contamos principalmente com a colaboração dos condutores e pedestres em respeitar esta sinalização, explica o secretário de Mobilidade Urbana - Júlio Antunes.
Segurança – Na Linha Azul, onde já foram instalados semáforos no trecho do Condomínio Bosque Azul e da localidade da Piracema, existe previsão de instalação de equipamentos na região próxima ao prédio do Senai, no Novo Botafogo. O objetivo é a melhoria na segurança para ciclistas e pedestres que precisam fazer a travessia neste trecho, por onde circulam muitos estudantes diariamente.
Os equipamentos já instalados estão funcionando em alerta piscante, até que a nova sinalização seja completamente instalada. Isso inclui, em complemento aos semáforos, a pintura de faixas de pedestres e instalação das demais placas de sinalização necessárias antes que o equipamento passe a funcionar de forma efetiva.