O Núcleo de Atendimento à Mulher e à Criança (Nuamc), na Aroeira, está comemorando a Semana do Aleitamento Materno, que começou na segunda-feira (02) e vai até sexta-feira (06), realizando, nesta terça-feira (03), um evento com foco em gestantes e lactantes cadastradas no núcleo, com o objetivo de defender e incentivar a amamentação.
A Semana Mundial de Aleitamento Materno é comemorada desde 1992 e no Nuamc desde 2003. “Trabalhamos o incentivo ao aleitamento materno o ano todo, nesta semana, especialmente, paramos para fazer esta comemoração”, disse a fisioterapeuta e também palestrante Michele Maia Monteiro. Vários profissionais do núcleo estão envolvidos, desde assistente social ate fisioterapeuta, que também contribuem informando sobre as vantagens do aleitamento materno para a mãe e para o bebê .
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), amamentar é a primeira e mais importante ação para o desenvolvimento saudável da criança, fortalecendo também o vínculo afetivo entre a mãe e filho. Porém, menos de 40% das crianças menores de seis meses são alimentadas exclusivamente com leite materno.
Crianças que não são amamentadas têm um risco aumentado de doença que pode comprometer seu crescimento e aumentar o risco de morte ou invalidez. Já os bebês que são amamentados, recebem proteção de doenças através do leite da mãe.
Todas as mães, especialmente aquelas que não possuem confiança para amamentar, precisam do estímulo e apoio prático do pai do bebê, amigos e parentes. Os profissionais de saúde, agentes comunitários, organizações de mulheres e os empregadores podem também prestar apoio.
Dentro desta lógica a OMS estabelece que a primeira semana de agosto seja direcionada a promoção do aleitamento materno, comemorando-se a Semana Mundial de Amamentação. Neste período, os profissionais da saúde todos seus segmentos executam atividades na ênfase desta ação. Em 2010, o tema é: “Amamentação: apenas 10 passos para um bom começo de vida.”
Entre os passos estão:
- Ter uma política de aleitamento materno escrita que seja rotineiramente transmitida a toda equipe de saúde.
- Informar todas as gestantes sobre as vantagens e o manejo do aleitamento materno.
- Praticar o alojamento conjunto - permitir que mães e bebês permaneçam juntos - 24 horas por dia.
- Promover a criação de grupos de apoio à amamentação e encaminhar as mães para eles após a alta do hospital ou clínica.
Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Estratégia Saúde da Família de Macaé, sob orientação do coordenador Welberth Porto Rezende, em apoio a esta ação, promove nesta semana nas suas unidades, em parceria com outros setores da Secretaria de Saúde, palestras sobre amamentação, sua importância, benefícios para mãe e o bebê e divulgação do tema deste ano.
O responsável pela organização do evento no Nuamc Aroeira é o Administrador do núcleo, Osvaldo Torres, que obteve colaboração dos brindes de sorteio com as lojas Botica d’Rossi, Travessura, Decor Center, Lápis de Cor, Xa-Lo-Si, Lilica Ripilica, Kids Market, Risco e Rabisco e Casa da Criança. O núcleo também teve apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Coordenação de Fisioterapia e Coordenação de Serviços de Saúde e Divisão Especial da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan).
- O direcionamento desta ação é para gestantes, lactantes e família, de preferência quem é cadastrado aqui. Desmitificamos muitas questões para o público, entre elas, que o leite materno é fraco, que amamentar traz flacidez aos seios. Informamos que crianças até seis meses não precisam de água, que a amamentação deve ser exclusiva até nesta idade e depois até os dois anos, complementada, disse Michele.
No evento foram distribuídos folders informativos sobre a importância da amamentação, vantagens como amamentar, entre outras dúvidas frequentes de gestantes e lactantes. Além disso, contou com a palestra "As vantagens do Aleitamento Materno para mãe e bebê"; coffee break, apresentação do grupo de teatro Grutas; palestra “Planejamento familiar” e sorteio de brindes.
- Achei muito bom, tirou minhas dúvidas, uma iniciativa maravilhosa. Estava me consultando aqui e parei para assistir, o teatro estava muito engraçado, entusiasmou-se a dona de casa Amanda Martins Manhães, que está grávida de seis meses. As dúvidas também trouxeram a gestante Sabrina Pereira da Silva Fagundes, que obteve vários esclarecimentos, principalmente quanto a amamentação “Me falaram que tinha um evento muito importante para as grávidas, e eu tinha muitas dúvidas, principalmente sobre a amamentação e o pós-parto, como colocar o bebê para mamar, até quantos meses amamentar, se poderia dar água no período de amamentação e método contraceptivo pós-parto” comentou Sabrina.
Entre os benefícios do aleitamento estão:
- O leite materno é o alimento mais completo e equilibrado, pois atende a todas as necessidades de nutrientes e sais minerais da criança até os 6 meses de idade;
- Fácil digestão para o bebê com menor ocorrência de cólicas
- Colabora para a formação do sistema imunológico da criança, previne alergias, obesidade, intolerância ao glúten
- O momento da amamentação aumenta o vínculo entre mãe e filho e colabora para que a criança se relacione melhor com outras pessoas;
- Protege a mãe contra o câncer de mama e de ovário;
- Protege a mãe contra doenças cardiovasculares
-A sucção ajuda no desenvolvimento da arcada dentária do bebê;
Sobre a Semana Mundial
A Semana Mundial de Aleitamento Materno faz parte de uma história mundial focada na Sobrevivência, Proteção e Desenvolvimento da Criança. Desde sua criação, a Organização Mundial de Saúde (OMS) tem entre suas ações aquelas voltadas à saúde da criança, devido a grande preocupação com a mortalidade infantil. Em 1990, de um encontro organizado pela OMS e Unicef, resultou um documento adotado por organizações governamentais e não governamentais, assim como, por defensores da amamentação de vários países, entre eles o Brasil.
O documento chamado “Declaração de Innocenti” apresenta os seguintes objetivos:
• Estabelecer um comitê nacional de coordenação da amamentação;
• Implementar os “10 passos para o sucesso da amamentação” em todas as maternidades;
• Implementar o Código Internacional de Comercialização dos Substitutos do Leite Materno e todas as resoluções relevantes da Assembléia Mundial de Saúde;
• Adotar legislação que proteja a mulher que amamenta no trabalho.
Além disso, com o objetivo de seguir os compromissos assumidos pelos países com a assinatura do documento, foi fundada em 1991 a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (Waba). Essa Organização criou no ano de 1992 a Semana Mundial de Aleitamento Materno, para promover as metas da “Declaração de Innocenti”.
Nuamc para a população
O Nuamc é um posto que atende a toda a população de Macaé, de segunda-feira a sexta-feira de 7h30 às 17h, com uma grande demanda na cidade e na região, oferece ultra-som de diversos tipos, mamografia, atendimento de gestantes de alto risco entre outros. “As pacientes chegam aqui tendo 36 a 38 semanas sem nunca ter passado no médico, isso já é considerado alto risco. Pessoas da região serrana acabam se consultando conosco, assim como pessoas de cidades vizinhas, Macaé acaba virando o centro da região”, afirma o administrador do Nuamc Osvaldo Torres.
Segundo Osvaldo, o núcleo tem como foco atender mulheres e crianças, embora também atenda homens, pois, homem também tem câncer de mama. A estrutura também conta com pediatria, neo-natologia, pediatra homeopata, clínico geral e endocrinologista. “ O núcleo é bem família, tem gente que vem se tratar aqui por que a avó se tratou e a mãe também, é bonito você ver a confiança no Nuamc, as vezes tentamos encaminhar para outro lugar e até perdemos o argumento” emociona-se.
O posto também trabalha com a colocação do Dispositivo Intra Uterino (DIU), no qual a primeira fase passa pela enfermeira, que realiza os exames preventivos, depois a mulher é encaminhada ao médico, que faz a consulta médica, passa pela assistente social, que faz a pesquisa para saber quantos filhos a paciente possui e o grau de carência, depois a paciente volta ao médico com a avaliação e então pode ser colocado o DIU
Confira a programação:
Dia 4/08 (quarta-feira)
PSF Aroeira, a partir das 9h - palestra e Apresentação do grupo de teatro Grutas
Dia 5/08 (quinta-feira)
PSF Virgem Santa, a partir das 14h, palestra e Apresentação do grupo de teatro Grutas. Distribuição de folders informativos na Praça Veríssimo de Melo das 14h30 às 16h
Dia 6/08 (sexta-feira)
Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, a partir das 9h30 - Apresentação do grupo de teatro Grutas e distribuição de folders informativos
Nuamc Aroeira
Endereço: Rua Francisco Alves Machado - Nº 235- Aroeira
Telefone: 2772-7123
Ponto de referência: Na rua do Colégio Télio Barreto