logo

Núcleo de Educação em Saúde atua na capacitação de servidores

29/10/2022 10:57:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho / Arquivo Secom

Objetivo é primar pela prevenção e promoção da saúde através de diversas frentes de trabalho

O Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) do Hospital Municipal de Macaé segue com capacitações e campanhas específicas voltadas para a saúde. O Núcleo faz parte do Centro de Estudos do HPM que visa a formação, atualização, acolhimento e escuta em um trabalho de humanização para todos os servidores da saúde.

Já foram realizadas Setembro Amarelo, Outubro Rosa e a próxima prevista será o Novembro Azul. O Neps tem como objetivo primar pela prevenção e promoção da saúde através de diversas frentes de trabalho. São elas: oferecer formação permanente para todos os profissionais da saúde em atendimento à Vigilância Sanitária e outros órgãos de fiscalização. Inicialmente, as formações são voltadas para técnicos como os de enfermagem, enfermeiros e médicos, que atuam nas unidades básicas de saúde, Estratégia Saúde da Família (ESF) do município. Os cursos são oferecidos gratuitamente nas formas presencial, online ou híbrida.

De acordo com a coordenadora geral do Neps, Eliane de Araújo, o Núcleo está responsável por diversas frentes de trabalho. "Nosso foco é o servidor da saúde e estagiários da área. Temos um trabalho pautado na escuta e acolhimento. Contamos com ações específicas e formações direcionadas", salientam Eliane e o coordenador pedagógico, Alex Bogado.

Ela pontua também que a sede do Núcleo já realizou diversas formações no decorrer deste ano. São elas: Qualidade e Segurança em UTI & Iras, Semana de Psicologia com as palestras “Alimentação e Estresse”, “O luto de quem cuida” e “Prevenção à Burnout” e, o mais recente, curso de Prevenção de Primeiros Socorros em parceria com a Cruz Vermelha. Os próximos encontros estão previstos para o mês de novembro: Roda de conversa “Entrega legal para adoção”, no dia 4, das 9h às 13h, e curso de Segurança do Paciente em terapia transfusional.

Vale lembrar que projetos estão sendo desenvolvidos para atender profissionais da saúde. Entre eles está o “Eu e o outro - Humanização e acolhimento”, que faz parte do tema do Centro de Estudos e visa a musicalização dentro do ambiente hospitalar. A iniciativa acontece em parceria com a coordenação do curso de Enfermagem do campus Macaé da UFRJ, que tem como representante o professor Gunnar Taets. O grupo, formado por 12 universitários, visa a promoção da saúde por meio da música para os pacientes de faixas de idade variadas.

Outra parceria é com o grupo Conexão do Amor, com os palhaços da alegria, que visita o HPM todos os sábados. Para este mês de novembro, Eliane de Araújo, também haverá o projeto “Leitura no leito” em que voluntários levarão a magia da contação de histórias para pacientes adultos e crianças. O Neps funciona no Hospital Público de Macaé.

Junto ao Neps foi reativado o Núcleo de Assistência Espiritual Religioso, composto por representantes de várias religiões que integram setores como Neps, Serviço Social, Psicologia e Enfermagem.

Outra ação é a 2ª fase do Projeto ReConecTAR – Rede de Conexão Trabalho com Alegria e Resiliência. O ReConecTAR é uma iniciativa conjunta da Johnson & Johnson (J&J) como patrocinadora, do Hospital Sírio-Libanês (HSL) e do Institute for Healthcare Improvement (IHI). O objetivo é aumentar a percepção de bem-estar, satisfação, resiliência, engajamento e participação nas decisões locais no ambiente de trabalho assistencial diário. O HPM foi uma das 100 instituições selecionadas do país para fazer parte do projeto.

O espaço também atende residentes e estagiários dos cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição e Farmácia. A coordenação do Neps também trata do levantamento e encaminhamento dos estagiários para atuar na rede pública de saúde. Eles são alunos de instituições que firmaram convênio com o Núcleo, como Escola Técnica José Rodrigues, Instituto Politécnico de Ensino, campus da Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Estácio de Sá, Unopar, Centro de Ensino e Treinamento Aplicado e Sociedade Técnica Educacional da Lapa.