A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Saúde, oferece à população mais uma opção de atendimento. Desde o último mês de fevereiro foi disponibilizado o grupo terapêutico aberto, conduzido por um psicólogo, para quem necessita dos cuidados deste profissional. O atendimento é feito no Núcleo de Saúde Mental, situado na Rua João Soares Pereira, 112, Imbetiba.
Os encontros são sempre às terças-feiras, das 18h às 20h. Cada sessão tem, no máximo, 10 pacientes. De acordo com o coordenador administrativo do Núcleo de Saúde Mental, Valter Silva Figueiredo, atualmente, incluindo todos os grupos, estão ativas aproximadamente 60 pessoas.
"É um dispositivo de atenção em grupo, conduzido por um psicólogo, que é ofertado à pessoa que chega em nosso pronto acolhimento, por demanda espontânea ou por encaminhamento da rede, com necessidade de atenção de um psicólogo, como uma possibilidade de assistência imediata em psicoterapia, sem precisar aguardar em uma lista de espera. Esta iniciativa tem como co-autora a fonoaudióloga Betânia Dias de Souza, decana de nossa equipe técnica", detalhou Valter.
A metodologia utilizada é referenciada nos Grupos de Recepção, desenvolvida e divulgada em Cadernos do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), aplicada e aperfeiçoada ao funcionamento da rotina no Ambulatório de Saúde Mental.
"Consiste num espaço para dar mais tempo de escuta ao que é apresentado como queixa pelo usuário, permitindo uma formulação mais clara das razões para a busca de ajuda, dando ao atendido a possibilidade de fazer a sistemática de retorno de acordo com suas necessidades. Não há exigência da regularidade de sua frequência", finalizou Valter.