logo

Número de alunos da rede municipal de ensino bate recorde

16/09/2005 18:02:26 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Educação é prioridade para a prefeitura de Macaé. A cidade, que já ganhou o título de Município Amigo da Criança, dado pelo UNICEF, tem mais alunos do que toda a população de duas cidades vizinhas juntas – Carapebus e Quissamã. Ao todo, as 121 unidades escolares da prefeitura atendem a uma população escolar de 33.669 alunos. A quantidade de estudantes é maior do o número de moradores de Carapebus, que de acordo com o IBGE tem 8.863 habitantes, e de Quissamã, com 14.347 moradores.

De acordo com o Censo Escolar 2005 realizado pela secretaria de Educação este ano, o número de alunos matriculados nas escolas municipais bateu todos os recordes anteriores. Os gastos com Educação somam o equivalente a 28% do orçamento municipal, que este ano está em R$ 604 milhões.

A rede pública municipal de ensino movimenta uma grande equipe de profissionais de educação. Para manter as escolas, a prefeitura conta com uma infra-estrutura que envolve preparação diária da merenda escolar, limpeza de salas e pátios, reformas e reparos nas unidades e utilização de material escolar de uso diário, além do transporte escolar oferecido aos estudantes que residem em locais distantes das escolas onde estão matriculados.

Quem percorre o município pode ver os colégios, as escolas, creches e também as unidades que oferecem atendimento especializado, onde estudam crianças, jovens e adultos residentes em Macaé.

As unidades escolares estão em todos os bairros, comunidades, distritos da região serrana e localidades mais distantes, buscando oferecer ao macaense educação de qualidade. Os alunos da rede municipal estão por toda parte, locados, preferencialmente em unidades situadas próximas às suas residências, e a prefeitura de Macaé cuida das escolas durante todo o ano, com obras e reparos para que as unidades escolares possam receber dignamente essa significativa população escolar.

Educação para todos - Os números mostram a grande movimentação escolar de Macaé: são 39 escolas municipais, 27 creches, nove escolas estaduais municipalizadas, 16 colégios municipais, quatro CIEPs municipalizados, três colégios estaduais municipalizados, seis pré-escolares, sete jardins-de-infância, uma Escola de Pescadores, quatro CEMEAES, duas escolas-parque, uma escola de atendimento ao deficiente auditivo, uma escola municipal de Artes (profissionalizante) e um centro educacional.

A Educação Infantil atende a 8.316 alunos e as 27 creches recebem diariamente 1.263 crianças. No Pré-Escolar são atendidos 7.053 alunos. No Ensino Fundamental estão freqüentando as salas de aula 21.695 alunos, sendo 13.902 de 1ª a 4ª séries e 7.793, de 5ª a 8ª séries.

Mesmo não sendo responsabilidade do município, em Macaé quase dois mil jovens estão freqüentando o Ensino Médio, que funciona em vários colégios municipais ou municipalizados. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) atende a 2.377 pessoas, sendo 1.060 em turmas de 1ª a 4ª série , 711 em turmas de 5ª a 8ª e 606 no Ensino Médio.

Para atendimento especializado, o município conta com quatro CEMEAES – Centro Municipal de Educação e Atendimento Especializado ao Escolar – com quatro Módulos, sendo o Módulo I situado na Rua Nova Aurora, centro; o Módulo II, na Praia Campista; o Módulo III, em Córrego do Ouro, na região serrana, e o Módulo IV, na Rua Visconde de Quissamã, também no centro. No Miramar funciona o Centro Educacional Professor Walter Boschiglia que também oferece atendimento especializado. Só este ano, nestes centros de atendimento especializado, foram realizados mais de trinta mil atendimentos.

No centro de Macaé, na Rua Francisco Portela, funciona a Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, que oferece educação profissionalizante, atendendo a 100 alunos. Também a Associação Macaense do Deficiente Auditivo – AMADA – oferece atendimento especializado a deficientes auditivos.