O número de alunos matriculados nas turmas do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) aumentou em cerca de 25% em relação ao ano passado. A informação foi repassada pela secretária de Educação, Milmar Pinheiro, durante reunião geral com os diretores de escolas, realizada na última quarta-feira (23). De acordo com Milmar, o último levantamento do Censo Escolar apontou que no final de 2006, eram 3662 alunos no EJA. Este ano, já são 4902 estudantes.
- Isso demonstra o interesse que as pessoas têm em se qualificar, pois o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Além disso, a procura pelas nossas escolas comprova o bom índice de qualidade do nosso ensino, que melhora a cada dia com a atualização constante de nossos professores - disse a secretária.
Esta foi a segunda reunião geral dos diretores das 113 escolas municipais, que mais uma vez contou com a presença de professores - medida tomada para que toda a escola participe de forma direta das ações da secretaria. A reunião foi realizada no Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno. Durante o encontro, a secretária falou sobre a Avaliação de Desempenho dos funcionários da Educação. De acordo com Milmar, uma comissão fará a revisão do formulário de avaliação para que ela possa ser aplicada.
No encontro, profissionais dos setores administrativo e pedagógico da Educação tiveram oportunidade de informar aos diretores e professores assuntos como o Censo Escolar, que passou por mudanças este ano. A primeira mudança foi em relação à data de referência, que passa a ser 30 de maio. Outra alteração importante diz respeito à forma de preenchimento: este ano, o Censo será respondido pela Internet.
As escolas que não possuem computadores ligados à Internet poderão utilizar os computadores da Secretaria de Educação. Outra mudança é que, este ano, além dos dados gerais sobre a escola, está sendo pedido dados específicos sobre cada aluno, sobre cada professor que esteja em regência de sala e sobre cada turma.