Foto: Ana Chaffin
As ações acontecerão durante quatro finais de semana. Desvios serão pela Rua de Santana e Morro de Santana
As obras da elevatória da Rua Télio Barreto, que fazem parte das ações do Água Limpa, projeto de macrodrenagem da Prefeitura de Macaé, irão interditar o trânsito desta via durante aproximadamente 10 dias, a partir deste sábado (24), das 7h às 17h. A medida, uma parceria das Secretarias de Obras e Mobilidade Urbana, começa nos dias 24 e 25 de setembro e prosseguirá até 16 de outubro. O trecho interditado será entre o trevo localizado próximo ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER) até a linha do trem, situada em frente ao Ciep da Aroeira.
De acordo com o engenheiro civil responsável pelas obras, Sérgio Santos, o desvio será pela Rua de Santana no sentido Centro/HPM e Morro de Santana, Aroeira/Centro.
A interdição do trânsito em parte da Rua Télio Barreto atenderá ao cronograma de obras para implantação de 15 metros de tubulações de drenagem de águas pluviais do programa Água Limpa, que está incluído nas intervenções do Planejando Macaé, que prevê aumentar a capacidade de escoamento de um para 12 metros quadrados de cessão, solucionando até 2012, os problemas de alagamentos nas partes mais baixas de Macaé.
- A Secretaria de Obras, em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana, começa nesta sexta-feira (23) a sinalizar o trajeto com placas indicativas e painel eletrônico móvel. A proposta é evitar transtornos no trânsito, por isso optamos por fazer a obra durante os finais de semana para o impacto ser menor. Precisamos colocar essas tubulações no local para a elevatória começar a operar, explica Sérgio Santos.
A Secretaria de Obras irá abrir o solo e verificar as interferências existentes no local, referentes às empresas operadoras de telefonia, energia e gás, fará os desvios necessários das interferências, colocará as tubulações que irão atravessar a Rua Télio Barreto, e fará a compactação do solo. Por último, haverá a pavimentação do trecho em obra.
Elevatória- Com previsão para operar a partir de novembro, a elevatória da Rua Télio Barreto irá bombear a água que sairá do canal da Fábio Franco, com uma vazão de 4,5 mil litros por segundo, até o Rio Macaé. Após a fase de testes, será feita a urbanização da obra.