logo

Obras da estrada Norte-Sul avançam

04/07/2012 11:27:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Ana Chafim

Estrada promete desafogar o trânsito da Rodovia Amaral Peixoto.

Para desafogar o trânsito da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) no bairro Imboassica, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Obras, avança com as obras da estrada municipal Norte-Sul. Cerca de 400 metros lineares da nova via já começaram a ser asfaltados, no trecho da Rua Ricardo Muylaert Salgado (ao lado do IFF), em direção ao limite sul territorial da cidade. A pista, com aproximadamente três quilômetros de extensão, terá 12 metros de largura com acostamento e, ainda, calçada, urbanização, paisagismo, além de sinalização horizontal e vertical.

Outros pontos da estrada também já recebem a terraplanagem e, em breve, serão pavimentados. De acordo com a arquiteta e urbanista Ana Mara Souza, fiscal responsável pelas obras, o projeto conta ainda com a implantação da rede de drenagem de águas pluviais, em andamento.

- Primeiramente fizemos todo um trabalho de escoamento de águas residuais e, em seguida, a colocação de pedras para a formação de base com brita corrida e asfalto. A obra já está bastante adiantada e, portanto, esperamos concluir os serviços em novembro, acrescentou.

Contando com as vias secundárias, serão 5,5 quilômetros de obras que fazem parte do programa Planejando Macaé – ações conjuntas para o crescimento ordenado do município nos próximos anos.

A Norte-Sul começa nas proximidades da Churrascaria Galope até o posto Shell, em Imboassica, margeando a linha férrea, e vai passar próximo ao condomínio Vale dos Cristais, Instituto Federal Fluminense e Loteamento Jardim Guanabara. A ideia é que a estrada tenha duas pistas em mão única em sentido contrário da RJ-106, que passará, após aprovação do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) a ser também de mão única.

Ao todo, a estrada terá cinco ligações com a RJ 106: pela Avenida A, na entrada do Jardim Guanabara; pela Rua Ricardo Muylaert Salgado (ao lado do IFF); em frente ao condomínio industrial Osep; pela Avenida Melquíades e no limite territorial da cidade ao sul. Isso facilitará o acesso de moradores do Mirante, estudantes do IFF e profissionais de empresas instaladas na localidade.


Fotos Relacionadas