A partir das 8h deste sábado (28), a Avenida Rui Barbosa, principal via que corta a área central de Macaé, vai estar interditada para obras de recapeamento asfáltico. A Avenida só vai estar liberada novamente para o tráfego na próxima terça-feira, às 20h. A obra faz parte do pacote da prefeitura de recuperação de 60 ruas do Centro da cidade, orçadas em R$ 11 milhões. O trecho interditado vai do trevo da Petrobras na Praia Campista, no viaduto, até a esquina com a Rua Silva Jardim, no início do calçadão.
A Secretaria de Obras e a Macaé Trânsito e Transporte (Mactran) decidiram começar a obra neste sábado devido ao feriado prolongado de primeiro de maio. “Muita gente vai viajar, enforcando a segunda-feira. Esperamos um movimento de veículos bem menor por causa do feriado”, explicou o presidente da Mactran, Lúcio Aracati. “Sabemos dos transtornos, principalmente para moradores e comerciantes, mas será por pouco tempo”, disse o secretário de Obras, Tadeu Campos.
Para minimizar os transtornos no trânsito, a Mactran vai instalar cartazes de alerta nas principais vias de acesso à Ruía Barbosa, além de divulgar um mapa com cinco alternativas de rota diferentes para quem precisa ir ou sair do centro da cidade.
De acordo com a Mactran, as melhores alternativas para os condutores que vêm no sentido Cavaleiros-Centro será preferencialmente através da Linha Vermelha e Costa do Sol, principalmente para veículos de grande porte. Outra opção é através da Rua Francisco Pereira, acessando em seguida a rua Abílio Moreira de Miranda, logo após o Posto BR, passando pelo bairro Imbetiba (Avenida Agenor Caldas ou Elias Agostinho) para ter acesso à Avenida Presidente Sodré.
Para quer for em direção à Praia dos Cavaleiros, as melhores alternativas serão Linha Azul, Linha Verde, Linha Vermelha, Rua Velho Campos, Rua Teixeira de Gouveia e Costa do Sol, evitando assim o transtorno de um congestionamento no centro da cidade. Quem vai para o centro a partir do Parque Aeroporto, deve passar pela Praça Washington Luiz e Rua Teixeira de Gouveia. Através do mapa preparado pela Mactran, será possível visualizar melhor as rotas alternativas para fugir do trecho interditado.
Obras
A recuperação da Avenida Rui Barbosa faz parte do pacote de revitalização do Centro da cidade, que já começou pela Rua do sacramento, na Imbetiba, na semana passada, e que inclui recapeamento asfáltico, pintura de meio fio e urbanização das vias centrais. O projeto faz parte do pacote de obras da prefeitura, com orçamento de R$ 100 milhões, que beneficiará vários pontos do município.
De acordo com o secretário de Obras, o projeto incluiu outras vias importantes, como as ruas do Sacramento, Alfredo Backer, Télio Barreto, Governador Roberto Silveira, Silva Jardim, Teixeira de Gouveia, Velho Campos, Vereador Abreu Lima, Francisco Portela e Júlio Olivier. As obras devem durar 12 meses, e incluem ainda padronização e regularização das calçadas, com a construção de rampas de acessopara portadores de deficiência.