logo

Obras de urbanização prosseguem no Lagomar

04/08/2011 09:32:47 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin

Obras incluem construção de rede de águas pluviais e de esgoto, rede de abastecimento de água e pavimentação das ruas.

A prefeitura de Macaé prossegue com as obras da segunda fase de urbanização do bairro Lagomar, uma das áreas que mais crescem no município, com cerca de 45 mil moradores. As obras incluem a complementação da urbanização do bairro, com construção de rede de águas pluviais e de esgoto, rede de abastecimento de água e pavimentação das ruas, além da conclusão da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Lagomar, que está em fase de teste. As obras fazem parte do programa Planejando Macaé.

De acordo com o secretário de Obras, Tadeu Campos, serão implantados até o próximo ano 10,5 mil metros de rede de drenagem de águas pluviais, 10,2 metros de esgoto, além de 54 mil metros quadrados de pavimentação, entre asfalto e paralelepípedos. Nesta etapa, estão sendo contempladas as ruas W-18, W-20, W-22, W-24, W-26, W-28 e W-30. O objetivo é promover qualidade de vida à comunidade.

A secretaria de Obras também realizará a urbanização do canteiro central da Rua Visconde de Quissamã. Essa área, que fica no centro do bairro, foi reservada pela prefeitura para o entretenimento da localidade, onde serão construídas quadras, campos de jogos, pracinhas e quiosques, de acordo com o projeto urbanístico do local.

O pacote de obras também inclui a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada no bairro Engenho da Praia. De acordo com o engenheiro civil responsável pelas obras, Janilson Lacerda, já estão sendo realizados os testes na ETE e o início da operação está previsto para setembro.

- Foram construídas seis elevatórias na primeira etapa e estamos fazendo mais quatro nesta segunda. Elas servirão para bombear o esgoto até a estação de tratamento”, explicou Janilson.

A primeira fase das obras no Lagomar, que começou em 2006 e terminou este ano, incluiu a instalação de 55 mil metros de rede de esgoto, 38 mil metros de drenagem, e 200 mil metros quadrados de pavimentação, entre asfalto e paralelepípedos.


Fotos Relacionadas