logo

Obras do Centro de Convivência do Idoso em fase de conclusão

24/03/2011 15:53:03 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Kaná Manhães

A parte física do complexo está concluída, faltando os acabamentos da obra que tem 2.793,91 m2 de área construída

Num terreno de 9.252,56 metros quadrados, situado na Estrada do Incra, próximo à Estrada do Imburo, na Ajuda de Baixo, a prefeitura investe na construção do Centro de Convivência do Idoso, um projeto audacioso para oferecer aos idosos de Macaé um local com toda infraestrutura para garantir uma vida sadia.

O Centro de Convivência do Idoso tem área total construída de 2.793,91 metros quadrados, o que representa taxa de ocupação de 26,3 % de toda área, o Centro de Convivência que está em fase final de construção, impressionando quem o visita. Toda área física do complexo está concluída, faltado apenas os acabamentos, como conclusão do emboço em algumas áreas, pintura, colocação de pisos e azulejos, portas e janelas.

O Centro contará com 10 salas para consultórios médicos e uma de fisioterapia, seis salas de aula e uma de informática, um grande auditório com palco, praça de alimentação, capela, vestiários masculinos e femininos, banheiros, inclusive para cadeirantes, sala para coleta de sangue, consultório dentário, camarins, copa, cozinha, refeitório, área para ginástica, jardins, pista para caminhadas, entre outros espaços.

Segundo informações do mestre-de-obras, José Dias, o complexo conta com guarita, com pé direito de 4,50 metros, cisterna com castelo d’água para 28 mil litros de água, será cercado por área verde e contará ainda com grande estacionamento. Toda a parte elétrica e hidráulica já está concluída e o complexo receberá também de nove quadros de distribuição de luz. Todas as salas e áreas de ligação entre os prédios já receberam pontos para instalação de ar condicionado, televisões e telefones.

O objetivo da prefeitura com a construção do Centro é que os idosos utilizem o local durante todo o dia, retornando para seus lares ao final da tarde. Nessa visão, o local será para os idosos onde poderão conviver com outras pessoas dentro da faixa etária, trocando experiências, aprendendo e se divertindo, realizando atividades físicas e mentais, ampliando suas vivências e tendo melhor qualidade de vida.

A prefeitura investe R$ 2,8 milhões na construção do Centro de Convivência do Idoso e a previsão é que a obra seja inaugurada em julho deste ano, incluída nas comemorações dos 198 anos de emancipação político administrativa de Macaé.

Além de estar construindo o Centro de Convivência do Idoso, a prefeitura conta com diversos programas voltados à terceira idade. Esses programas são desenvolvidos por meio da Coordenadoria da Terceira Idade e da Subsecretaria do Idoso.

São desenvolvidas várias atividades para melhorar a integração do idoso, através dos grupos da terceira idade. Já a subsecretaria desenvolve projetos como a Oficina de Memória: oficinas de Leitura e Escrita e de Habilidades Comunicativas, Valorização do Idoso e atividades como cursos de artesanato.