logo

Obras do Nupem estão em fase final

09/01/2006 17:29:38 - Jornalista: Janira Braga

Apenas alguns detalhes de pintura, jardinagem e paisagismo faltam para a conclusão das obras da nova sede do Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (Nupem) – uma parceria entre a prefeitura, a Petrobras e o Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Construída em anexo ao Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, a nova sede vai possibilitar a ampliação das ações do Nupem, voltadas para pesquisas relacionadas à biodiversidade dos ecossistemas da região.

- Toda a parte interna da obra está concluída, assim como grande parte da área externa, com calçamento, estacionamento e portaria – explicou o secretário de Obras, José Tadeu Campos. Os cerca de 30 homens que trabalham nas obras estão finalizando o piso do auditório e dando os retoques finais. O prédio de dois pavimentos está pronto e possui três laboratórios, seis salas de aula, sala de direção, sala de reunião, recepção, auditório, biblioteca, 18 suítes, duas salas de estudo, alojamento masculino e feminino, gabinete, sala de estar, área de serviço, cozinha, sala de informática, sala de professor, banheiro masculino e feminino, área para churrasqueira, entre outras dependências.

Toda a instalação hidráulica e sanitária está concluída, além da rede elétrica, que deve iniciar operação após intervenção da Ampla. O Nupem serve de base para a elaboração de dezenas de pesquisas de teses de mestrado e doutorado da UFRJ, coordenadas pelo professor Francisco Esteves. As pesquisas são feitas na análise de ecossistemas da região, como o Parque Nacional de Jurubatiba e a Lagoa de Imboassica.

A nova sede do Nupem está sendo construída em uma área de cerca de 11 mil metros quadrados, doada pela prefeitura – somente o prédio ocupa uma área construída de 2.235 metros quadrados. O Nupem funciona desde 1993 em um galpão no Parque de Exposições, cedido pela prefeitura na época. Com o aumento da demanda dos trabalhos do núcleo de pesquisas, a prefeitura doou a área onde é construída a nova sede.

O secretário de Governo, André Braga, ressaltou a importância do trabalho do Nupem para a classe acadêmica na pesquisa de ecossistemas da região. “Reconhecemos a excelência do trabalho do Nupem em desenvolver análises científicas e queremos cada vez mais fortalecer nossa parceria”, afirmou.

BIOLOGIA – As novas instalações do Nupem serão sede do curso de biologia da UFRJ, voltado para atender as especialidades biológicas do Norte Fluminense. As novas instalações do Nupem vão abrigar também pesquisadores e estudantes de todo o país que queiram desenvolver teses sobre os ecossistemas do litoral fluminense.