logo

Obras no Horto Municipal serão concluídas em Julho

23/05/2007 16:16:34 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Duas estufas, ampliação de dois viveiros criados para produção de mudas e sala para educação ambiental. Essa será a nova estrutura do Horto Municipal, após as conclusões das obras de reformas, em julho deste ano. A Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca (Agrape) instalou no local um novo sistema de irrigação com micro aspersor (mangueira de irrigação) com 50 litros de água por hora.

Segundo a presidente da Agrape, Mariana Machado, a ampliação do viveiro permitirá a produção de 50 mil mudas por mês. Conforme ela, antes o viveiro tinha capacidade para produzir 10 mil mudas. As reformas trarão de volta o programa de educação ambiental desenvolvido especialmente com alunos da rede municipal de ensino, além da realização do dia de campo.

Entre as produções realizadas no Horto estão mudas nativas para reflorestamento, são produzidas mudas de árvores frutíferas, de plantas ornamentais, medicinais e hortaliças. As mudas são doadas à comunidade, a pequenos produtores, através de associações, e para Ongs ambientais.

Mesmo em obras, a Agrape, através de seus técnicos, tem desenvolvido algumas experiências como a do pinhão manso, utilizado na produção de biodiesel. A última ação da Agrape foi uma parceria com a secretaria de Obras, que fará a iluminação e o calçamento na entrada do Horto Municipal.