logo

Obras no Lagomar evidenciam opção pelo social

16/02/2007 15:43:33 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A prefeitura de Macaé, através da secretaria municipal de Obras (Semob), continua as obras no bairro Lagomar. Com essas obras, a prefeitura, que vem investindo em toda periferia, continua evidenciando a opção pelo social, levando melhoria na qualidade de vida aos moradores.

Situado na periferia, o Lagomar está recebendo investimentos de cerca de R$ 30 milhões, em obras de infra-estrutura, com construção de redes de águas pluviais e de esgoto e pavimentação de ruas. Essas obras, que começaram no início de 2006, representam apenas a primeira etapa do Projeto Lagomar. Na segunda etapa, o bairro será totalmente urbanizado e receberá outros benefícios que trarão ainda melhor qualidade de vida aos moradores.

Na manhã de quinta-feira (15), o prefeito Riverton Mussi, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Macaé, vereador Eduardo Cardoso, do secretário municipal de Obras, Tadeu Campos, de assessores e do presidente da Associação de Moradores do Lagomar, Jorge Bastos de Lima, visitou a comunidade, vistoriando as obras do Projeto Lagomar.

Segundo o presidente da Associação de Moradores, a população está recebendo com alegria as obras. – Vivo aqui há 14 anos. Nossa localidade tem hoje cerca de 30 mil moradores e cresceu de forma desorganizada, principalmente, nos últimos cinco anos. A população sofria com falta de infra-estrutura e dificuldades de transporte. Hoje, começamos a viver nova realidade, que já está tornando nossa vida mais fácil – disse Jorge de Lima.

O prefeito Riverton Mussi e seus acompanhantes estiveram inicialmente na Avenida Quissamã, a maior do bairro, com duas pistas, que começa nas proximidades do Terminal do Lagomar e vai até a Avenida Atlântica. A Semob está pavimentando as duas pistas e vai urbanizar o canteiro central, com cerca de 20 metros, construindo áreas de lazer, com pequenas praças e quadras esportivas.

Quase metade das ruas e avenidas do bairro está pavimentada e com redes de águas pluviais e de esgoto. O bairro conta com 54 km de ruas e as obras continuam a todo vapor.

Após a visita à Avenida Quissamã, o prefeito esteve na Rua W14, onde as obras de pavimentação tiveram que ser interrompidas em alguns trechos, porque algumas residências foram construídas avançando o leito da rua. Conversando com os proprietários, o prefeito autorizou que a Semob recue as casas, para seguir o rumo das ruas e possibilitar as obras de construção das redes de escoamento e a pavimentação, e realize as obras nas residências, para que os moradores não sejam prejudicados.

Para presidente da Câmara, Lagomar recebe obras para o futuro

O presidente da Câmara, vereador Eduardo Cardoso, ficou impressionado com o tamanho das manilhas utilizadas nas redes de escoamento, com 1.500 mm e também, segundo ele, com a grossura do asfalto e disse: “nunca vi em Macaé obra desse porte, principalmente em local de periferia. É uma obra para durar, para o futuro. Estávamos acostumados a ver, na cidade, manilhas de barro e de 30 mm, que não tinham durabilidade, em obras para serem refeitas logo depois. A grossura do asfalto também impressiona, mostrando que as obras no Lagomar estão sendo feitas para acompanhar o crescimento do bairro e do município”.

Cedae não chega ao bairro, mas Serviços Públicos atende população

O presidente da Associação de Moradores disse que a Cedae ainda não atende a grande parte do bairro, mas que a comunidade vem recebendo toda atenção da prefeitura, através da secretaria municipal de Serviços Públicos (Semusp).

- O abastecimento de água tem sido feito através de caixas d’água comunitárias que a Semusp vem instalando no bairro. Já contamos com treze caixas d’água, sendo 12 de 5 mil litros e uma de 10 mil litros. Depois do carnaval, serão instaladas mais cinco caixas novas em vários pontos estratégicos do bairro – disse o presidente.

Lagomar terá carnaval

O presidente da Associação de Moradores do Lagomar, Jorge de Lima, informou que o carnaval do bairro, este ano, será animado por trio elétrico que estará instalado entre a Rua W22 e a Avenida Atlântica. Quatro bandas animarão a folia de sábado a terça-feira. No local serão instaladas barraquinhas para venda de bebidas e comestíveis. No dia 20, um trio elétrico percorrerá as ruas do bairro, acompanhando o Bloco do Boi.