A prefeitura inicia, no próximo dia 4 de abril, a segunda etapa das obras de urbanização no bairro, conforme anunciado pelo prefeito Riverton Mussi no último dia 10, quando visitou o Lagomar acompanhado de secretários municipais de diversas áreas. Os buracos, lamas e ruas sem infraestrutura, em breve, farão parte do passado dos moradores do Lagomar, uma das áreas que mais crescem em Macaé. A informação do início das obras foi confirmada pelo secretário municipal de Manutenção, Vias, Parques, Jardins e Cemitérios (Seman), Chico Machado, nesta quarta-feira (23).
Segundo ele, a Seman não realizou a Operação Tapa Buracos nas ruas do Bairro Lagomar devido às chuvas que caem no município desde antes do Carnaval, impedindo a realização de muitos serviços externos que dependem do bom tempo para ter o resultado esperado. Além disso, Chico Machado disse que o Lagomar não ganhou serviços emergenciais de tapa buracos porque as ruas serão asfaltadas.
- Sabemos que em algumas ruas a situação está crítica em função das chuvas, com buracos e lamas, mas a prefeitura não pode fazer um serviço que não vai funcionar. Por isto em vez de simplesmente tapar buracos no Lagomar, é melhor esperar um pouco pelo início das obras gerais no bairro que será contemplado com muitas benfeitorias a partir do dia 4 de abril, destacou o secretário.
No Lagomar, a prefeitura está construindo mais uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), por meio de parceria com o governo do estado, que será inaugurada em 45 dias, tendo acoplada uma Clínica da Família. A UPA do Lagomar vai funcionar num espaço construído de 1.000 metros quadrados com capacidade para realizar de 200 a 300 atendimentos por dia. Serão cinco consultórios, 10 leitos, salas de espera e de acolhimento, cozinha, banheiros e outras dependências para melhor atender os pacientes.
O bairro também vai ganhar uma nova escola de Ensino Fundamental, à Rua W 5, com 12 salas de aula com 35 metros quadrados. O secretário de Educação, Guto Garcia, informou que a unidade terá ainda uma quadra esportiva e deverá ser inaugurada em julho. No terreno ao lado, que também pertence ao município, a prefeitura vai construir uma unidade de Educação Infantil, atendendo os moradores do Lagomar com duas novas escolas no bairro.
Além da pavimentação das ruas, a segunda fase de urbanização no Lagomar inclui também a construção das redes de águas pluviais e de abastecimento de água e de esgoto com a ETE, que está pronta e em fase de teste.
Projeto Lagomar – A Prefeitura de Macaé iniciou em 2006 as obras no Lagomar e já investiu no bairro R$ 29 milhões em mais da metade dos 54 quilômetros das ruas que foram pavimentadas e receberam redes de drenagem de águas pluviais e esgoto. O prefeito disse que, com a entrada em funcionamento da ETE, o esgoto do bairro será recolhido e levado para as seis elevatórias que o município está construindo e para a ETE localizada no Engenho da Praia, que fica em frente ao Lagomar, do outro lado da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106).
- A prefeitura está trabalhando para melhor atender todos os moradores, dos bairros e distritos, e os nossos serviços nunca param. O Lagomar é um bairro que cresce a cada dia e está recebendo toda a atenção que merece por parte do poder público. O próprio prefeito visitou o bairro e assumiu o compromisso que estará cumprindo a partir do início de abril com melhorias efetivas para todos os moradores do bairro, finalizou Chico Machado.