logo

Observadores de pássaros visitam Parque Municipal do Atalaia

24/09/2013 12:03:00 - Jornalista: Antonio Felipe Gonçalves

Foto: Divulgação

Em dois dias de observações no Parque Atalaia, o grupo conseguiu registrar a presença de 67 espécies de aves

Criado com a proposta de se tornar uma área de preservação da mata atlântica e servir como base para pesquisas sobre o meio ambiente, o Parque Municipal do Atalaia tem atraído cada vez mais visitantes interessados em apreciar sua riqueza de fauna e flora nativa.

Exemplo disso aconteceu no sábado (21) e no domingo (22), quando o Parque recebeu o Clube de Observadores de Aves do Rio de Janeiro (COA- RJ). Formado em 1985, o grupo, com binóculos e máquinas fotográficas, mantém até hoje encontros frequentes em busca de locais onde possam observar aves em liberdade.

Em apenas dois dias de observações no Parque Atalaia, o grupo conseguiu registrar a presença de 67 espécies de aves, sendo quatro ameaçadas de extinção. “Esse fato demonstra a importância do Parque Atalaia na proteção da fauna silvestre e no desenvolvimento do ecoturismo em Macaé”, destacou o biólogo da secretaria do Ambiente, Alexandre Bezerra de Souza.

A prática de observação de aves é bastante difundida nos EUA e Europa e vem crescendo no Brasil. E Macaé se destaca nessa atividade, aparecendo nos registros como a quinta cidade do país e a primeira do Estado do Rio em número de registros. Somente o Parque Municipal Atalaia conta com 175 espécies de aves registradas até o presente momento.

- Macaé é uma cidade privilegiada pelos seus vários ecossistemas, muitos ainda preservados, que possibilitam que encontremos um número expressivo de aves, sejam residentes ou migratórias, inclusive algumas ameaçadas de extinção. Hoje temos 419 espécies documentadas, mas certamente esse número tende a aumentar com novas e frequentes incursões nesses ambientes - detalha Paulo Tinoco, gestor ambiental e responsável pelo projeto “Aves de Macaé”, que consiste, entre outras ações, em um levantamento das aves existentes na cidade.

De acordo com o gestor ambiental, a atividade congrega pessoas com objetivos que variam em apenas observar, pesquisar, registrar, fotografar e catalogar as aves avistadas. O Brasil é o segundo país do mundo em número de aves, já ultrapassando 1.830 espécies documentadas, ficando atrás apenas da Colômbia. Grande parte das aves registradas no Brasil, seja através de fotografia ou gravações de áudio, podem ser encontradas no site Wiki Aves (www.wikiaves.com.br), que conta hoje com cerca de 15 mil usuários cadastrados, postando registros de aves de todo o país.

O Parque Atalaia está situado no distrito de Cachoeiros de Macaé, localizado a 27 quilômetros da sede. É uma das mais importantes reservas de Mata Atlântica do Estado e registra expressiva relevância ecológica pela diversidade de sua flora e fauna. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça-feira a domingo, das 9 às 16 horas, sem agendamento prévio para famílias.

Serviço

Parque Municipal Atalaia.

Horários de funcionamento: de terça a domingo, das 8 às 16 horas.

Entrada: gratuita.

Telefone para agendamento de grupos: 22 27624802 (devem ser realizados com uma semana de antecedência).