Odontologia alerta para faltas em consultas

25/09/2022 09:47:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Bruno Campos

Levantamento apontou uma média de 15% por mês de pacientes faltosos

A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação Especial de Odontologia, realizou um levantamento dos atendimentos e faltas dos pacientes agendados na rede de assistência odontológica do município. A pesquisa apontou um número significativo de pacientes faltosos, uma média de 15% por mês.

A coordenadora de Odontopediatria, Carla Bittencourt ressalta que as faltas não são justificadas e nem avisadas previamente. "É importante que o usuário nos informe sobre a necessidade do cancelamento da consulta, pois o profissional fica ocioso e outra pessoa que aguarda uma vaga fica sem atendimento", frisou

Ela acrescenta que as ausências geram transtornos e prejuízos à máquina pública. Só no mês de agosto, dos 9.061 agendamentos, foram registradas 1.321 faltas, o que corresponde a 15% do total de consultas marcadas. "Foi o mês com o maior número de faltas desde janeiro", apontou.

As faltas nas consultas também causam atrasos no atendimento da população. "Entre os meses de janeiro e agosto, agendamos 60.351 consultas odontológicas e, deste total, 8.687 faltas, o que corresponde a 12,5%. Estamos trabalhando para reduzir as filas de espera e a colaboração dos usuários neste momento é fundamental. Se não for possível ir na data marcada, só avisar com alguma antecedência para fazermos a substituição", frisou.

Caso não possa comparecer na data agendada para consulta, o paciente pode ligar para desmarcar pelos números: (22) 2772-0040/2762-0539/2772-0235.