logo

Odontologia: mais de 2,5 mil atendimentos são realizados por mês

13/07/2022 17:04:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Bruno Campos

Serviços incluem extração, restauração, limpeza e aplicação de flúor

Após abrir oito novos consultórios na atual gestão, a Coordenadoria Especial de Odontologia da Prefeitura de Macaé realiza mais de 2.500 atendimentos por mês. Atualmente, são cerca de 50 consultórios atendendo toda a população. Ainda esse mês, será reativado o consultório odontológico da Malvinas B, que vai funcionar na Estratégia Saúde da Família. Recentemente, foram reativados os consultórios da Fronteira e do Botafogo.

A coordenadora de Odontopediatria, Carla Bittencourt, comemora a redução na fila de espera para o atendimento de clínico geral. "A equipe trabalha com base no objetivo central do governo municipal, que é melhorar a qualidade de vida da população. Primamos por um tratamento de saúde bucal humanizado. Em 2021, a espera era de 2.200, reduzimos esse número em quase 90% no atendimento clínico geral”, ressalta.

Uma dessas unidades é o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) que conta com 8 consultórios e uma sala de Fretonomia. O CEO registra 780 atendimentos por semana. O local atende com as especialidades de endodontia, prótese, estomatologia, cirurgia, odontopediatria, periodontia. Além das especialidades, o CEO possui a emergência, que funciona 24h e atende cerca de 1000 pessoas por mês. O agendamento das consultas acontece todas às quartas-feiras, das 8h às 12h, ou através dos telefones (22) 2762-0539, 2772-0040 e 2772-0235. Os pacientes com necessidades especiais ou comorbidades não entram na fila de espera.

Cumprindo com o objetivo de oferecer um tratamento dentário específico, de maneira humanizada, o atendimento do CEO é elogiado pelos usuários. "Gosto muito do trabalho daqui. Todos estão de parabéns”, comentou Roberta Botelho, moradora do Parque Aeroporto.

A Sala de Frenotomia do CEO é específica para a "cirurgia da linguinha". O espaço realiza uma média de 64 cirurgias por mês. A cirurgia corrige o freio ou frênulo da língua ou do lábio da criança, quando há o encurtamento, dificultando a movimentação da língua.

O município também conta com 40 unidades odontológicas que funcionam na região serrana, área central, bairros e unidades do Estratégia Saúde da Família. Na serra, as equipes atuam nas unidades de saúde de Areia Branca, Bicuda, Trapiche, Córrego do Ouro, Frade e Sana.


Fotos Relacionadas