Oficina do Plano Diretor reúne comunidade do Parque Lagomar

05/08/2005 16:43:39 - Jornalista: Catarina Brust

Moradores do Parque Lagomar encaminharam várias sugestões a Coordenadoria Geral do Plano Diretor (Cogeplad) nesta quinta-feira (4) durante a Oficina de Mobilização realizada na Escola Municipal Engenho da Praia. Uma área para esporte e lazer, melhoria na entrega dos Correios, praça pública e oficina de atividades profissionalizantes, são algumas das reinvidicações que a comunidade apresentou para a equipe da Cogeplad. O coordenador municipal de Defesa Civil, tenente Eric Schueler, acompanhado por três representantes da entidade, também participou da oficina.

Ivone Jesus Rodrigues, diretora da Escola Municipal Engenho da Praia, ressaltou na abertura da reunião, a importância da participação da comunidade na discussão de assuntos de interesses da cidade.

-Não podemos delegar aos outros, decisões importantes que serão tomadas e que afetam nossa vida. Devemos refletir que democracia é participação, não é só ter liberdade, é ter responsabilidade. Particularmente me interesso nessa reunião. Não moro no bairro, mas sou cidadã de Macaé e como diretora da escola, acredito que melhorando a qualidade de vida dos meus alunos, conseqüentemente eles vão melhorar o rendimento na escola – disse a diretora.

O coordenador do Plano Diretor, Hermeto Didonet, reforçou também a importância da participação popular nas oficinas.

- Esse é o momento para exercermos a cidadania. Recebemos a incumbência do prefeito de Macaé Riverton Mussi para coordenarmos o processo de elaboração do Plano Diretor que vai determinar o planejamento do município para os próximos anos. Para onde Macaé vai crescer, como vamos melhorar os espaços urbanos para a cidade cumprir sua função social. A participação da população é fundamental para direcionar as necessidades de cada localidade que constarão na Lei do Plano Diretor – explicou Didonet.

O presidente da Associação de Moradores do Parque Lagomar, João da Cunha Filho, solicitou a inclusão no Plano Diretor de Macaé do aproveitamento da área de 15.425 metros quadrados existente no bairro. “Queremos que na área disponível seja construído um colégio de 5ª a 8ª série, um posto de saúde, uma área de esporte e lazer e a sede da associação de moradores. Precisamos também de uma praça pública e da instalação de uma oficina de atividades”, disse João.

O pedreiro Amarildo Ferreira, morador do Parque Lagomar lembrou também que o transporte urbano no bairro precisa melhorar, porque os ônibus demoram muito a passar ou circulam lotados.

- A cidade cresceu e hoje são 180 mil habitantes. Começamos a ter problemas de trânsito que refletem o crescimento do município. Temos hoje que elaborar o Plano Diretor para que a cidade cresça nos próximos anos e a população possa, por exemplo, se deslocar dentro do município com mais facilidade e com meios de transportes eficientes – disse o coordenador do Plano Diretor.