logo

Oficina impulsiona geração de trabalho e renda às artesãs

19/11/2007 17:37:09 - Jornalista: Thales Coutinho

Com o objetivo de gerar trabalho e renda nas comunidades de maior vulnerabilidade social, a Prefeitura de Macaé e a Secretaria Executiva de Trabalho e Renda (Semtre) realizaram uma oficina para artesãs do Assentamento Celso Daniel e Mulheres do Lagomar. Ministrado por profissionais de arte, o evento aconteceu na tarde desta segunda-feira (19), na Incubadora, no bairro Ajuda de Baixo.

A oficina de artesanato visa desenvolver várias técnicas com materiais retirados da própria natureza, com identidade cultural local e que não compromete a sustentabilidade ambiental. Cascas e fibras de bananeira, palha de milho, flor de algodão e sementes são algumas das matérias primas mortas aproveitadas.

– Essas pessoas estão dispostas a aprender. A certeza que esses ensinamentos serão de grande valia para que algumas famílias consigam uma renda extra nos estimula. Não queremos dar o peixe, mas ensiná-los a pescar – disse Soraya Diniz, voluntária e artista plástica.

A iniciativa privada que queira apoiar a oficina pode procurar a Semtre. Doação de materiais de arte como pincel, tinta e cola são importantes para manutenção do projeto.

Aproveitando a data do Natal que se aproxima, a oficina de noções básicas em corte e costura e de artesanato espera auxiliar as aprendizes na venda de produtos confeccionados para época festiva.

No dia 22, as artesãs vão expor e vender seus produtos no “Mutirão da Cidadania, evento promovido pelo Banco do Brasil e Firjan em parceria com empresas de Macaé, na Incubadora, no bairro Ajuda de Baixo. No dia 29, no evento “Ação de Graças”, promovido no condomínio Green Park, e entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, na Feira de Economia, em Angra dos Reis.

– É do entendimento do prefeito Riverton e da Semtre o apoio às iniciativas que busquem de alguma forma qualificar o cidadão macaense. Queremos que as técnicas repassadas no curso possam gerar renda e os participantes sejam multiplicadores para a comunidade – disse Robério Fernandes, gerente da Incubadora de Empreendimentos, ressaltando a importância da iniciativa.