logo

Oficina reúne assistentes sociais em Macaé

13/11/2013 16:38:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Flávio Sardou

O encontro aconteceu nesta quarta-feira (13), no Centro Administrativo Luis Osório

Para um público composto por 60 assistentes sociais, psicólogos, advogados e pedagogos, que compõem as equipes de referência dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), foi realizada nos períodos da manhã e tarde desta quarta-feira (13), a Oficina de Capacitação – Acompanhamento Familiar, no Auditório do Centro Administrativo Luis Osório.

O acompanhamento aponta para o Sistema Único de Assistência Social (Suas), nas modalidades do Programa de Apoio Integral à Família (Paif) e do Programa de Apoio Especializado à Família (Paefi).

Segundo uma das organizadoras do evento, a assistente social Patrícia Liliam da Silva Mendonça, que é coordenadora da Proteção Social Básica, a oficina promoveu o conhecimento sobre a metodologia de acompanhamento social no Suas.

- A importância dessa oficina é a busca de um melhor atendimento nos seis Cras (Serra, Botafogo, Nova Esperança, Barra, Nova Holanda e Aroeira) e no Creas (Centro). Tudo isso visando garantia de direitos – comentou.

O Estado elaborou dois documentos como o “Acompanhamento Familiar na Política de Assistência Social” e “Instrumentação Metodológica do Suas". As publicações orientam o trabalho desenvolvido pelas equipes que acompanham as famílias em Macaé e em todas as cidades fluminenses.

Estiveram em Macaé as palestrantes Edneusa Maria de Oliveira e Tânia Brasil, ambas técnicas e representantes da Subsecretaria de Estado de Assistência Social e Descentralização da Gestão (SSASDG).

A oficina ocorreu graças à parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social, da Prefeitura de Macaé, com a Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, que cedeu as palestrantes.

Foram convidados para a oficina representantes das subsecretarias do Idoso, Acessibilidade e Direitos da Pessoa com Deficiência, Infância e Juventude, Assistência Social e Políticas para Mulheres.

Os órgãos da Secretaria de Desenvolvimento Social envolvidos foram os setores de Gestão do Trabalho, Proteção Básica, Proteção Especial e Vigilância Sócio-Assistencial.