logo

Oficinas artesanais marcam o Dia Mundial do Meio Ambiente

11/06/2015 10:52:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Maurício Porão

Ação recebe cerca de 60 alunos da rede municipal de ensino

Porta lápis feito com lata de refrigerante, puxa-saco de garrafa pet, porta níquel com rolo de papel higiênico e cachepot feito com colagem de jornal foram alguns dos objetos feitos na oficina de artesanato desta quarta-feira (10), no auditório da Secretaria de Ambiente. A ação recebeu cerca de 60 alunos da rede municipal de ensino e teve como objetivo marcar a Semana do Meio Ambiente.

O Dia Mundial de Meio Ambiente foi comemorado na última sexta-feira (5), e a secretaria preparou uma programação especial entre os dias 9 e 11 de junho. Para encerrar, nesta quinta-feira (11), acontece conscientização ambiental com alunos do Frade, culminando no plantio de mudas no entorno do campo de futebol do distrito.

Costurando, colando e empolgada com o resultado, Jully Conceição, de apenas dez anos, confeccionou um porta níquel feito com rolo de papel higienico. Entusiasmada com o resultado, a menina resolveu presentear sua mãe e todas as suas amigas. “Aprendi que posso utilizar todo esse material, não preciso jogar no lixo. Posso fazer lembranças e presentear minhas amigas”, disse a aluna do quinto ano da Escola Municipal Professor Antonio Alvarez Parada. As confecções desta quarta-feira foram ministradas por cinco instrutores do Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep).

A proposta do projeto é fazer do aluno um multiplicador de informações. Durante toda a semana, cerca de 200 crianças passarão pela programação. As atividades envolvem alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. A intenção é reforçar a implementação de programas pedagógicos para promover a importância da Educação Ambiental e da adoção de práticas que visam a sustentabilidade e a multiplicação de informações quanto à redução dos impactos ambientais que afetam o ecossistema.

Dia Mundial - Comemorado no dia 5 de junho, a data foi escolhida em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, na Organização das Nações Unidas (ONU). Nessa Conferência, que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo, iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta.