logo

Oficinas para Educação Antirracista agitam o Colégio Municipal Botafogo

03/11/2025 11:57:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

As oficinas anuais são comemorativas do Dia da Criança (12 de outubro).

Por meio de diversas oficinas culturais e esportivas, aproximadamente 700 alunos dos turnos da manhã e da tarde, do 6o ao 9o ano de escolaridade do Colégio Municipal Botafogo, na quarta-feira (29 de outubro), aprenderam se divertindo durante a culminância do projeto de Educação Antirracista da escola.

As oficinas foram ministradas por professores, auxiliares de serviço escolar (ASE), auxiliares de limpeza e pela educadora voluntária, Zoraia Braz. A convidada abordou a história e a cultura afrodescendente e ensinou a técnica do uso de turbantes. Além da oficina de turbantes, houve oficinas de Futebol por idade, pintura de rosto e em tela, campeonato de vídeo game e de diversos jogos, de unhas postiças e de tranças.


"A aprendizagem flui através da troca de experiências e do diálogo. Assim, os alunos se divertem enquanto aprendem. No projeto, todos os profissionais podem se relacionar de uma forma diferente com os estudantes. Nele, todos ensinam e aprendem. As oficinas são pensadas para que os alunos se reconheçam e entendam seu pertencimento no ambiente escolar", ressalta a diretora geral do colégio, Greyce Boni.



O projeto neste formato é realizado há três anos. A proposta faz parte do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. Ele é desenvolvido ao longo do ano, propondo diferentes atividades para a Educação Antirracista, pautada no estudo dos povos originários e africanos. A unidade da Rede Municipal de Ensino de Macaé, no bairro homônimo, atende estudantes do 2o segmento do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental (1o e 2o segmentos), nos turnos diurno e noturno. O tema 'Africanidade: por uma educação antirracista' voltará a ter evidência no próximo sábado letivo.


Fotos Relacionadas