logo

Olímpiada de Matemática: resultado sai nesta sexta

25/11/2010 15:08:10 - Jornalista: Assessoria Educação

Será divulgado nesta sexta-feira (26), o resultado da VI Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP 2010. Ao todo, 11.141 alunos da rede municipal de Ensino Fundamental e Médio de Macaé participam da seleção. .A expectativa da Secretaria Municipal de Educação (Semed) é manter os bons resultados alcançados nos anos anteriores. A primeira fase foi aplicada no mês de junho deste ano.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a Olimpíada de Matemática reforça a meta de melhorar a qualidade de ensino da Educação Básica.

- Com programas como este, estimulamos alunos, professores e gestores e também conseguimos revelar talentos. Esta é uma competição em que mobiliza toda a comunidade escolar, em prol do ensino, disse.

Além da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a Secretaria Municipal de Educação também investe para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem da disciplina , a exemplo de estruturas como laboratórios de Matemática. Segundo o secretário de Educação, que também é graduado em Matemática, a proposta é expandir o número de laboratórios nos próximos anos.

A rede municipal de Macaé conquistou posição de destaque nas edições anteriores da OBMEP. No ano de 2008, as unidades Cláudio Moacyr de Azevedo e Ciep 455 Maringá ganharam medalhas de bronze. Neste mesmo ano, 16 escolas receberam menções honrosas. Já no ano de 2009 a Escola Municipal do Sana recebeu medalha de bronze e 21 unidades ganharam menções honrosas.

Exame- Com o tema “Somando Novos Talentos para o Brasil”, a Olimpíada de Matemática acontece, anualmente, entre as escolas públicas municipais e federais sendo promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério da Educação e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Em Macaé, a Olimpíada reuniu 5605 estudantes inscritos do Nível I (6º e 7º anos) e 3846 do Nível II (8º e 9º anos), além de 1690 do Nível III (Ensino Médio). As provas foram aplicadas nas próprias escolas. A solenidade de premiação com medalhas e títulos de menção honrosa está prevista para o início do próximo ano.

Também são premiados os professores, com cursos de aperfeiçoamento no Instituto e Matemática Pura e Aplicada (IMPA); as escolas, com livros e aparelhos para a composição de uma biblioteca básica em Matemática e Ciências; e as Secretarias de Educação, com troféus.

- Através da metodologia utilizada na resolução de situações-problema, a sala de aula enriquecedora, com isso aparecem novas oportunidades para o desenvolvimento das habilidades básicas de leitura, escrita, concentração, interpretação, síntese, organização, além de outras que contribuem para a construção de competências, observou uma das coordenadoras de Matemática, Norma Tanus.