Foto: Robson Maia
Olimpíada de Integração faz parte do calendário oficial de eventos do município
A tocha olímpica acesa pela atleta macaense campeã Maria Aparecida Botelho foi o sinal para o início da segunda edição da Olimpíada do Servidor, promovida pela prefeitura de Macaé. A secretária de Administração, Carla Mussi, que estava acompanhada do subsecretário da pasta, Pedro Medeiros, representou o prefeito Riverton Mussi na abertura do evento, realizado na noite desta quinta-feira (20), no Ginásio Poliesportivo Municipal Maurício Soares Bittencourt. Seiscentos e cinqüenta e dois competidores e 100 equipes estão inscritos na Olimpíada.
- Ao longo desta semana, vamos homenagear e festejar o Dia do Funcionário Público Municipal, que tanto contribui para a cidadania em nosso município e é fundamental para o andamento do governo. Nosso foco é a qualidade no atendimento ao cidadão, por meio da valorização do servidor público municipal. E queremos, cada vez mais, uma gestão com a participação do servidor – afirmou a secretária de Administração, Carla Mussi.
Na abertura, as delegações do Gabinete, subsecretaria de Políticas para a Mulher, Mobilidade Urbana, Administração, Cultura, Fundação de Esporte e Turismo de Macaé (Fesportur), Cemeaes, Cerimonial, Emopi, Defesa Civil, Controladoria, Obras, Saúde, Terceira Idade, Fazenda, Ordem Pública, Meio Ambiente, Funemac e Educação se apresentaram em um clima de descontração e muita animação.
Segundo o subsecretário de Administração, Pedro Medeiros, a Olimpíada foi organizada por profissionais das secretarias de Administração, Fesportur, Cemeaes e subsecretaria de Políticas para a Mulher. “Esse momento é do servidor, voltado para ele, para que todos que trabalham no dia-a-dia para a melhoria da qualidade de vida do morador de Macaé tenham o seu trabalho valorizado, por meio da integração e do fortalecimento dos laços entre os servidores”, analisou Pedro Medeiros.
A participação da mulher em modalidades esportivas que antes eram ligadas ao sexo masculino, como o futsal – que registrou grande procura de inscrição pelas mulheres - foi comentada pela subsecretária de Políticas para as Mulheres, Vânia Deveza. “Hoje, a atuação da mulher, tanto em profissões, como em esportes antes praticados somente por homens, já não é mais uma novidade. Parabenizo todos os servidores pelo seu dia, por esse momento de festa e principalmente cumprimento as mulheres servidoras por contribuírem para a melhoria dos serviços públicos”, observou.
A advogada Mônica Gonçalves, que atua na secretaria de Administração, demonstrou muita animação na abertura e prometeu dar duro para dar conta da maratona de modalidades que se inscreveu: vôlei, queimada, ciclismo e corrida. “Não poderia perder essa oportunidade de estar com meus colegas de trabalho em uma situação tão prazerosa como é o esporte. Acho a iniciativa da prefeitura um exemplo para ser seguido por outras administrações”, disse.
A Olimpíada de Integração faz parte do calendário oficial de eventos do município e terá até o dia 27, competições em modalidades coletivas - futsal, vôlei, basquete e queimado – e individuais – corrida rústica, ciclismo, tênis de mesa, dominó e dama. A Banda da Escola Municipal Professora Elza Ibrahim participou da abertura e em seguida, foram realizadas as primeiras competições de futsal.
A Olimpíada será interrompida no sábado (22) e domingo (23), e retornará segunda-feira (24), com a disputa do futsal masculino na quadra 1, às 18h30; na quadra 2, também às 18h30, começa o futsal feminino. Terça-feira (25) serão realizadas as competições externas – corrida rústica masculina e feminina e ciclismo.
O encerramento, marcado para quinta, às 22 horas, terá a premiação, que será definida pela soma dos pontos que cada equipe obteve ao longo da Olimpíada. Os três primeiros colocados receberão medalhas e troféus.