logo

Ônibus articulado continua em teste

28/06/2006 15:43:46 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Em testes desde o início da semana, o ônibus articulado, com capacidade para até 160 passageiros, está sendo considerado satisfatório pela equipe da Macaé Trânsito e Transporte (MacTran). Além de economizar combustível, os veículos carros poluem menos o meio ambiente e oferecem maior conforto e segurança aos passageiros. O modelo foi apresentado à Mactran e a representantes da empresa de ônibus macaense pela sua fabricante, a Mercedez-Benz.

Os testes serão encerrados no próximo sábado. Segundo o representante de vendas da Mercedes-Benz, Moacir Gregório Voltolim, o ônibus articulado diminui o tempo de viagem, satisfazendo a grande demanda de passageiros. “Este modelo deve ser mais utilizado em horários de pico – início da manhã, na hora do almoço e final da tarde. Não é um ônibus para andar vazio”, justifica Voltolim, acrescentando que este veículo é apropriado para o público alvo certo, nos horários certos.

O trajeto entre o Lagomar e o Parque de Tubos, por exemplo, seria o primeiro percurso deste ônibus, que não iria parar nos terminais, indo e vindo diretamente. Estes carros, porém, têm condições de entrar e sair dos terminais, apesar de maiores, sendo apelidados de minhocões.

O presidente da Mactran, Fernando Magalhães, disse que possivelmente haverá redução do preço das passagens, devido à economia proporcionada pelo ônibus articulado. “Esta é a vontade do prefeito: menores tarifas para a população”, destaca Magalhães.

De acordo com o superintendente da Macaense, Cássio Santana, é interessante trazer os engenheiros da Mercedes-Benz para explicar a dinâmica do ônibus articulado, tirando as dúvidas e ouvindo sugestões dos participantes. “Só assim, faremos boa aplicação dos veículos no município”, ressaltou. O representante da concessionária Dical, Antonio Carlos Dutra Vieira, destacou que Macaé vai ser o modelo de utilização destes carros em toda a região. “Junto à Mercedes-Benz conseguimos trazer estes ônibus para testes nesta cidade”, explica.

Conforme disse o secretário de Comunicação Social, Romulo Campos, a entrada em funcionamento dos ônibus articulados vai contribuir para a execução dos ajustes necessários no novo sistema de transportes em Macaé, uma vez que até 160 pessoas podem ser transportadas. “Estes carros representam as ações da prefeitura, que desde o início da implantação do sistema tem buscado dialogar com as empresas para oferecer transporte seguro e eficiente à população”, finaliza o secretário.