Ônibus da Alerj orienta pessoas portadoras de deficiência

27/07/2010 08:54:39 - Jornalista: Cristian Kupfer - estagiário

A Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), em parceria com a Prefeitura de Macaé por meio da subsecretaria de Acessibilidade e Proteção aos Direitos da Pessoa com Deficiência, disponibiliza um ônibus com uma assistente social, um advogado e intérprete de libras para atendimento às pessoas com deficiência. O ônibus vai ficar estacionado nesta terça-feira (27), a partir das 10h às 17h, na Praça Washington Luiz, no centro.

O objetivo é informar e orientar as pessoas deficientes. O serviço será oferecido até quarta-feira (28), das 8h às 17h.
Durante o dia, as pessoas podem tirar suas dúvidas e receber orientações sobre seus direitos e benefícios.

O ônibus oferece uma estrutura completa com rampas de acesso, banheiro totalmente adaptado e intérpretes da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), para atendimento aos deficientes auditivos. Os profissionais vão prestar atendimento jurídico e social e distribuir cartilhas que apresentam os mais recorrentes problemas de acessibilidade e suas possíveis soluções.

De acordo com o subsecretário de Acessibilidade e Proteção aos direitos da Pessoa com Deficiência, Hildemar Miranda Barbosa, este serviço social tem por objetivo presentear a cidade de Macaé que completa 197 anos e todas as pessoas com deficiência. “A nossa visão é promover a inclusão do deficiente no convívio social, além de informar e esclarecer dúvidas sobre como a pessoa deve buscar algum benefício que ela tenha direito e desconhece”, disse o subsecretário Hildemar que afirma ainda “que muitos não têm uma vida melhor por desconhecerem seus direitos”.

Ele ressalta ainda que esse evento é o início de uma série de outras visitas em Macaé nos bairros e região serrana. Na quarta-feira (28), a partir das 17h, haverá uma reunião interna com os representantes, com objetivo ampliar e efetivar a iniciativa para levar o serviço social até o Sana, Glicério e Frade.

A unidade é toda adaptada para deficientes e o atendimento é interno. Entretanto, a prefeitura junto com a subsecretaria disponibiliza transporte para buscar pessoas deficientes em suas residências até o ônibus itinerante. Para solicitar o transporte, basta entrar em contato com a subsecretaria pelo número 2772-3754 ou ir até o endereço fica na Rua Teixeira de Gouveia, 767, Centro.