logo

Ônibus de Macaé começam a circular com biocombustível

18/01/2008 15:57:08 - Jornalista: Simone Noronha

Dentro de uma semana, toda a frota de ônibus urbanos de Macaé estará usando biocombustível. A medida vai contribuir para reduzir em até 30% a emissão de gases poluentes, contribuindo assim para a preservação ambiental. Nesta sexta-feira (18) os primeiros dez carros movidos a biocombustível fizeram uma carreata pelas principais ruas da cidade. Os novos ônibus já estarão operando neste sábado, fazendo as linhas dos corredores Lagomar e Cehab, os mais movimentados da cidade.

De acordo com o presidente da Macaé Trânsito e Transporte (Mactran), Lúcio Aracati, a medida atende a uma solicitação do prefeito Riverton Mussi. “Além de contribuir com o meio ambiente, os novos ônibus vão ajudar a desafogar o Sistema Integrado de Transporte. São carros novos, oferecendo mais conforto aos passageiros”, disse o presidente da Mactran.

Os ônibus vão circular usando 2% de biocombustível fornecido pela Petrobras, misturado ao óleo diesel comum. “Os motores dos ônibus novos já estão adaptados parea o biocombustível. No restante da frota, basta fazermos ajustes técnicos”, explicou o superintendente da Macaense, Sérgio Hübner. A outra empresa de transporte coletivo do município, a Líder, também vai usar o biocombustível. Ao todo, Macaé conta hoje com uma frota de 151 ônibus para atender todos os bairros.

Com a utilização do biocombustível em sua frota de ônibus urbanos, Macaé está se antecipando às metas do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, instituído em 2005 por lei federal. O principal objetivo do programa é estabelecer a obrigatoriedade da adição de um percentual mínimo de biodiesel ao óleo diesel comercializado ao consumidor, em todo o país. Pela lei, até 2009 2% do combustível dos carros movidos a óleo diesel deve ser biocombustível. Até 2013, o percentual deverá ser de 5%.