logo

ONU fará evento internacional em Macaé

06/10/2005 18:38:32 - Jornalista: Janira Braga

A Organização das Nações Unidas - instituição internacional formada por 191 países – e a prefeitura de Macaé firmaram nesta quinta-feira (6) um acordo para a realização em março do próximo ano de um evento internacional voltado para prefeitos de cidades produtoras de petróleo. A reunião que definiu a organização do evento aconteceu no gabinete entre o prefeito Riverton Mussi (PSDB) e o diretor da Cifal, Alexander Mejiá. A Cifal, que tem base em Atlanta (EUA), pertence à Unitar, que é subsidiada pela ONU.

- A ONU optou por Macaé porque a cidade produz mais de 80% do petróleo nacional. E Macaé pode ser líder na América Latina na relação da indústria do petróleo com a comunidade – afirmou Alexander, que veio a Macaé solicitar ao prefeito apoio para a realização do evento. Riverton afirmou que o governo municipal vai ajudar com toda a logística necessária. “A ONU pode contar com o nosso apoio”, ressaltou o prefeito.

Participarão do evento prefeitos de cidades do México, Venezuela, Equador, Trindade e Tobago, Argentina e Brasil. “Será mais um evento internacional que trará a Macaé prefeitos de seis países. Vamos discutir propostas e ações na área pública de cada cidade”, afirmou Riverton. De acordo com o diretor da Cifal, o evento em Macaé vai discutir a pauta para um outro evento internacional que o município também esta pleiteando, mas que por enquanto, está previsto para ser realizado em Atlanta. “O segundo evento também é viável para ser realizado em Macaé, que entra cada vez mais na rota de grandes eventos internacionais”, observou Riverton.

A idéia é discutir políticas públicas voltadas para a cadeia produtiva de petróleo, intercâmbio de melhores práticas, Tecnologia da Informação e desenvolvimento econômico. No evento que será realizado em Macaé, será criado um comitê consultivo de discussão. O custeio do evento será arcado pela Cifal.

Alexander veio a Macaé após contato do assessor especial da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Marcelo Machado e do assessor especial da prefeitura, Adrian Mussi, realizado na Filadélfia. “Nesta ocasião, conhecemos o diretor da Cifal e mostramos a ele um material de divulgação de Macaé”, informou Marcelo.

Participaram da reunião o presidente da Empresa Pública Municipal Macaé de Turismo (Macaé-Tur), Paulo Longobardi Filho; o Coordenador de Comércio Exterior, Adolpho Moura; os secretários de Comunicação Social, Romulo Campos e de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan.