A Operação Carnaval, desenvolvida simultaneamente por agentes da prefeitura na região serrana de Macaé e nas praias, foi intensificada em pontos estratégicos onde há mais procura dos frequentadores, tanto turistas quanto moradores. Nas praias, os agentes atuam nas faixas de areia, nos bares e restaurantes do entorno. O trabalho também é feito nos bairros e demais distritos do município.
Equipes da Secretaria de Ordem Pública e da Coordenadoria Especial de Posturas/Vigilância Sanitária intensificam o trabalho nas faixas de areia, nos pontos em que há banhistas, observando as práticas nesses locais. A fiscalização está atenta, principalmente, à comercialização de bebidas em vasilhames de vidro na areia das praias, o que é proibido por lei, destacou o coordenador de Ordenamento e Eventos da Posturas, Dionício Queiroz.
Nas praias e na serra, o trabalho acontece em conjunto entre as secretarias municipais de Ambiente e Sustentabilidade, Ordem Pública/Guardas Municipal e Ambiental, Coordenação de Posturas, Mobilidade Urbana e Defesa Civil. As equipes contam, também, com o apoio do 32º Batalhão da Polícia Militar (BPM).
“É uma operação integrada desses órgãos para manter o ordenamento da cidade e da serra macaense e fazer cumprir o Decreto 049 que está em vigor”, destacou o secretário de Ordem Pública, Alan de Oliveira Lima.
O Decreto 049 proíbe concentrações e desfiles de agremiações e blocos carnavalescos, inclusive atividades recreativas que apresentem características comuns ou similares a blocos carnavalescos, que possam gerar aglomeração de pessoas tanto em locais públicos quanto privados. As medidas restritivas valem até às 6h do dia 7 de março.