logo

Operação 'Choque de Ordem' recolhe veículos abandonados

11/08/2015 17:10:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana

Primeiro bairro visitado pela equipe foi o Novo Horizonte

Devido ao número de solicitações, a Secretaria de Mobilidade Urbana, em parceria com a Subsecretaria de Posturas, realizou a operação “Choque de Ordem” em diversos bairros nesta terça-feira (11). A ação teve por objetivo, em especial, fazer um levantamento sobre veículos em estado de abandono em vias públicas, além de recolher alguns deles que já haviam sido notificados, em cumprimento ao que está previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Outras ações para fiscalizar infrações relativas ao estacionamento irregular de veículos também foram realizadas.

O primeiro bairro a ser visitado pela equipe foi o Novo Horizonte. Lá, foram recolhidos veículos identificados como em estado de abandono e que os proprietários haviam sido notificados para a retirada no prazo legal de 72h. Como os proprietários não tomaram uma providência mesmo assim, tiveram seus veículos apreendidos. A ação aconteceu nas ruas E-3 e E-10.

- Precisamos criar uma cultura de respeito às leis de trânsito. E a colaboração da população é fundamental. Prova disso é que o número de recolhimentos apresentou uma queda significativa em 2015, somente devido às notificações emitidas pela equipe responsável pela operação. Na prática, isso significa que a colaboração dos proprietários para a retirada voluntária dos veículos tem evitado o recolhimento dos mesmos – disse o subsecretário de Trânsito, Itacir Indicatti.

Caso o proprietário tenha interesse em recuperar seu veículo, deve primeiro dirigir-se à Subsecretaria de Posturas e solicitar autorização de liberação, que só será expedida após o pagamento da multa administrativa prevista no Código de Posturas do Município, além de outras exigências legais.

Levantamento - O mapeamento dos locais para notificação e recolhimento dos veículos em estado de abandono é realizado pela Mobilidade Urbana, tanto por meio do banco de denúncias, quanto pelo levantamento dos agentes de trânsito em patrulhamento. Como canais disponíveis, a população pode utilizar a Ouvidoria Geral pelo telefone 162 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h) ou pelo link no Portal da Prefeitura. Para mais esclarecimentos, basta que o interessado compareça à sede da Mobilidade Urbana, na Rua Euzébio de Queiroz, 678, no Centro, das 8h às 17h, ou entre em contato pelo telefone (22) 3717-0881.

Ordenamento – Além do Novo Horizonte, nesta terça-feira a equipe ainda passou pelos bairros Centro, Imbetiba, São Marcos, Novo Cavaleiros, Visconde, Miramar, Parque Aeroporto e Lagomar. O objetivo da Secretaria de Mobilidade Urbana é que a ação “Choque de Ordem” continue sendo realizada em diversas outras localidades. Entre as ações que acontecem dentro desta operação estão o combate ao estacionamento irregular, recolhimento de dispositivos utilizados para reserva de vagas de estacionamento em via pública, como cones e cavaletes, além dos veículos em estado de abandono.