logo

Operação conjunta busca ordenamento público na Região Serrana

13/11/2015 11:57:00 - Jornalista: Assessoria Ambiente

Foto: Assessoria Ambiente

Reunião define a ação que contemplará operações voltadas à segurança pública, mobilidade e proteção ao meio ambiente

Com o objetivo de manter a ordem pública durante o verão 2015/16, a Prefeitura de Macaé irá realizar uma série de operações na Região Serrana. A mobilização contemplará ações visando à segurança pública, mobilidade e tráfego urbano e proteção ao meio ambiente, em uma época do ano que se registra um alto número de visitantes e turistas na região. A primeira operação acontecerá na sexta-feira (20), feriado estadual do Dia da Consciência Negra, em dois pontos: no Portal do Sana e na RJ-162, próximo à entrada do Parque Atalaia.

As ações para esta mobilização – chamada de choque de ordem - foram traçadas nesta quinta-feira (12), durante uma reunião conjunta entre seis secretarias municipais e a Polícia Militar. Participaram do encontro representantes das secretarias de Ambiente, Ordem Pública (incluindo os comandantes da Guarda Municipal e Guarda Ambiental), Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, Fazenda (Coordenadoria de Posturas), Interior e Mobilidade Urbana.

Um dos pontos tratados com prioridade na reunião foi a segurança pública. A Comissão determinou que serão realizadas fiscalizações intensivas na região, principalmente nas rodovias de acesso à serra. Estas operações contarão com um efetivo reforçado por parte da Polícia Militar, Guarda Municipal e Mobilidade Urbana.

“Ações como esta inibem a violência, inclusive dos assaltos no percurso até a região serrana”, afirmou o secretário de Ordem Pública, André Luiz Monteiro.

Outro ponto definido foi a fiscalização intensiva quanto à poluição sonora e crimes ambientais. A Secretaria de Ambiente reforçará que é proibido levar para as cachoeiras utensílios como churrasqueiras e objetos que possam causar algum tipo de degradação. A secretaria fará ainda um trabalho de educação ambiental, orientando que o visitante recolha o próprio lixo e preserve as cachoeiras e o meio ambiente.

“Desde os últimos anos, a Região Serrana de Macaé tem recebido um grande número de visitantes, principalmente nas datas relacionadas às festividades de fim de ano, Carnaval e Semana Santa. Por este motivo, planejamos esta ação entre secretarias para garantir a segurança de toda a população e a preservação do meio ambiente”, explicou o secretário de Ambiente, Gerson Lucas Martins.

Restrição no tráfego de coletivos

Visando o ordenamento no trânsito no distrito do Sana, a circulação de coletivos também será restrita durante o verão. Ônibus de turismo deverão estar devidamente legalizados para trafegar na região. Automóveis com som alto, ônibus e veículos de turismo que estejam em situação irregular não serão permitidos no distrito.

A fiscalização - para cumprimento desta norma - será intensificada pelos agentes de trânsito, principalmente nos finais de semana. Este foi um consenso apontado durante a reunião, seguindo a legislação em vigor no município. Além disso, todos os ônibus, com destino à região, terão que ficar estacionados no Portal do Sana.