Os agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana realizaram, na manhã de sexta-feira (27), nova operação para fiscalizar do uso do cinto de segurança. A ação aconteceu na avenida Gastão Henrique Schueller, um dos acessos da cidade. Em uma hora de ação foram quase 500 abordagens a todos os tipos de veículos, desde caminhões até carros de passeio. O diretor de Fiscalização de Trânsito, João Michel Justino, informou que mais de 20% dos abordados, o equivalente a quase 100 veículos não estavam usando o dispositivo de segurança e foram autuados.
- As pessoas sabem que têm que utilizar o cinto e não estão usando. Estávamos trabalhando, nas abordagens anteriores, somente na educação e acreditávamos na conscientização das pessoas; porém, isso não vinha ocorrendo. Agora, com a intensificação da fiscalização, as pessoas vão precisar lembrar-se de utilizar o cinto. Embora nossa ação possa parecer antipática, visamos um bem maior, a segurança do cidadão, porque realmente o cinto de segurança é muito importante, afirmou.
A Secretaria de Mobilidade Urbana estará realizando operações frequentes em diversos pontos da cidade a fim de fiscalizar essa prática. Além da falta de uso do cinto por parte dos motoristas, será fiscalizada a utilização por parte dos passageiros.
Fique por dentro
Artigo 65 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) - É obrigatório o uso do cinto de segurança para condutores e passageiros em todas as vias do território nacional, salvo em situações regulamentadas pelo Contran. - Multa R$ 127,69 e cinco pontos na CNH.