Operação recolhe carros abandonados no Sol y Mar

27/08/2013 19:42:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Juranir Badaró

Operações continuarão regularmente, e acontecerão bairro a bairro

A operação para retirada de veículos abandonados das vias públicas do bairro Sol y Mar teve a sua segunda etapa realizada nesta terça-feira (27). E a iniciativa da prefeitura em convocar os proprietários para que retirassem os carros das ruas teve um efeito positivo, já que dos 11 veículos notificados, nove foram retirados pelos proprietários e somente dois tiveram que ser recolhidos.

A ação da secretaria de Mobilidade Urbana aconteceu em parceria com a Coordenadoria de Posturas e a Vigilância Sanitária. Os veículos notificados estavam localizados nas ruas Eleosina Pereira Queiroz Matoso, Proletariado e Vereadores Municipais. Já os notificados e recolhidos na operação foram retirados das ruas Secretário Salo Brand e Doutor Humberto Queiroz Mattoso. Além destes, um veículo em infração de trânsito com medida administrativa de remoção também foi recolhido na Rua Quartzo.

- Com a notificação e o recolhimento, esperamos que os proprietários se conscientizem em não abandonar seus veículos nas vias públicas do município, pois assim irão contribuir para o seu bem estar e de toda população, tanto no que diz respeito à saúde, quanto no que se refere à maior segurança na cidade - disse o secretário de Mobilidade Urbana, Mauro Figueiredo.

A operação especial aconteceu em atendimento às solicitações da população. “O abandono de veículos em ruas e terrenos baldios da cidade precisa desta fiscalização reforçada aliada a operações de limpeza geral. Afinal estas carcaças jogadas em ruas e calçadas poluem a imagem do bairro, causam transtornos com relação à segurança, saúde e acesso público”, enfatizou Tatiana Carvalho, moradora do Sol y Mar.

De acordo com o Código de Posturas Municipal, os proprietários destes veículos tiveram um prazo para fazer a remoção em até 72h. As notificações foram afixadas nos carros abandonados nas ruas por uma equipe que esteve na localidade na sexta-feira (23). Agora, quem teve o veículo recolhido e deseja reavê-lo, precisa regularizá-lo.

Para isso, deve primeiro dirigir-se à Coordenadoria de Posturas e solicitar autorização de liberação do veículo, que só será expedida após o pagamento da multa administrativa prevista no Código de Posturas do Município, além de outras exigências legais. Depois é preciso solicitar no Detran, onde está registrado o veículo, o ofício para liberação e, por fim, fazer o pagamento das taxas de remoção e diárias devidas.

As operações continuarão regularmente, e acontecerão bairro a bairro. “Os proprietários serão convocados a retirá-los da via, mas, em caso de não cumprimento, esses veículos poderão ser removidos se estiverem em desacordo com a regulamentação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no que diz respeito a estacionamento e circulação”, finalizou o subsecretário de Trânsito, Julio Mangueira.

Os munícipes também podem colaborar com solicitações de remoção por meio do telefone 2765-2963.