Operações da Marlim Azul tornam Macaé referência no mercado nacional de energia

Nov 22, 2023 2:23:00 PM - Jornalista: Márcio Siqueira

Foto: Márcio Siqueira

Marco foi celebrado nesta quarta-feira (22)

O início das operações da Usina Termelétrica Marlim Azul torna Macaé a primeira cidade do Brasil a registrar a produção de energia através do gás produzido nas reservas do pré-sal.

Este marco foi celebrado nesta quarta-feira (22) pelo prefeito Welberth Rezende, junto ao governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e ao presidente do grupo Arke, Bruno Chevalier.

A UTE Marlim Azul garante também ao município o reconhecimento como a maior infraestrutura de produção, processamento e distribuição do gás natural no país, fruto das políticas públicas promovidas pelo governo municipal, junto ao Estado e as principais empresas de óleo, gás e energia do mundo.



"Estamos consolidando Macaé como a principal rota de desenvolvimento do gás natural como combustível para o crescimento do país. O início das operações da UTE Marlim Azul marca também a referência da nossa cidade como solução energética do país, ao simbolizar a primeira de outros oito projetos que já foram licenciados em nosso Parque Térmico Sudeste", afirmou o prefeito.


O novo projeto também abre as perspectivas de Macaé em receber novos investimentos voltados à transformação do gás em energia, com a segunda unidade da Marlim Azul, anunciada pelo grupo Arke.



"Nossa usina é a primeira do Brasil a gerar energia através do gás do pré-sal, além de contar com tecnologia que reduz emissões de gás e possui maior eficiência. É um importante passo para um futuro mais sustentável. O apoio da prefeitura para a ampliação de investimentos em novos projetos, como a Marlim Azul II, é fundamental", apontou Bruno Chevalier.


A UTE Marlim Azul tem capacidade de produção de 565 MW de energia, suficientes para abastecer 2,5 milhões de residências. O projeto representa R$ 2,5 bilhões em investimentos aplicados pelo consórcio formado pela Mitsubishi, Pátria Investimentos e Shell.



"Macaé é exemplo de geração de investimentos ao criar o melhor ambiente de negócios para os empreendedores que acreditam em nosso Estado", ressaltou o governador Cláudio Castro.


A solenidade também contou a participação do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacelar.


Fotos Relacionadas