Uma excelente oportunidade especialmente para firmas recém-criadas e outras que estão desenvolvendo novos projetos, produtos e serviços baseados em tecnologia inovadora foi aberta pelo Instituto Macaé de Ciência e Tecnologia (IMCT). As inscrições para a segunda seleção de empresas para a Incubadora de Empreendimentos Inovadores de Macaé irão até 1º de abril, oferecendo cinco vagas.
Os interessados devem preencher a ficha disponível no link (http://www.macae.rj.gov.br/sedec/conteudo/titulo/incubadora-de-empreendimentos-tecnologicos-de-macae-2-edital) e apresentar, conforme instruções do Edital 01/2016, no IMCT, na Rua Alcides da Conceição, 159, bairro Novo Cavaleiros, até o dia 1o de abril, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Os documentos - tudo em duas vias impressas - são: cópias do Cartão do CNPJ; do contrato social da empresa e alterações, caso existam; do documento de identificação e do CPF dos proponentes e do currículo dos envolvidos.
Este programa da prefeitura tem o objetivo de apoiar modelos de negócios, a criação ou o desenvolvimento de produtos, serviços ou processos intensivos em conhecimento, com potencial inovador, que possam contribuir para o desenvolvimento regional. Os selecionados terão à sua disposição apoio na identificação de parcerias que possam aprimorar os produtos e serviços da empresa e também interface com as instituições científicas e tecnológicas, a exemplo de universidades e centros de ensino, para formação de cooperações estratégicas. Além disso, o programa proporciona a participação em cursos, palestras, workshops e consultorias especializadas voltadas para: Empreendedorismo e Inovação, Modelo de Negócio, Gestão da Tecnologia, Gestão Financeira e Contábil, Gestão Estratégica, Marketing ou Captação de Recursos.
O sistema da Incubadora é de “coworking” (compartilhado), avaliado pelos usuários como um de seus principais pontos positivos, por ser motivador de sinergia entre os empreendedores. Fora esse, outro é a localização do IMCT, entre os polos empresarial e universitário do município. O espaço é amplo e conta com sala de reuniões e treinamentos com recursos audiovisuais e internet.
O processo seletivo será realizado entre os dias seis e 15 de abril, cumprindo suas fases, conforme o edital. Mas a empresa incubada será reavaliada a cada seis meses. O contrato de incubação é condicionado à apresentação de resultados satisfatórios. Mostrando bom desenvolvimento, o projeto selecionado poderá permanecer até dois anos na Incubadora, com a possibilidade de ocorrer uma prorrogação por mais um ano. A divulgação do resultado final da seleção será em 19 de abril.