Orçamento Participativo começa reunião mostrando obras

24/11/2011 15:05:09 - Jornalista: Tânia Garabini

Foto: Cris Costa

Obras propostas pelo Orçamento Participativo - escolas do Cajueiros e Novo Horizonte – já foram iniciadas

Com apenas um ano de existência, o Orçamento Participativo volta à comunidade, realizando reuniões a partir desta quinta-feira (24) às 18h na Câmara de Vereadores. Este ano, nas reuniões realizadas nos setores, as discussões e votações estarão abertas à comunidade em geral. Outra novidade é de que, duas obras propostas pelo Orçamento Participativo – as escolas de educação infantil do Cajueiros e Novo Horizonte – já estão em fase de levantamento de parede. A equipe da Secretaria de Obras todo mês acompanha o andamento dos projetos.

As arquitetas da Obras, Claudia Coquito e Elizabeth Ribeiro, informaram que, o andamento das obras está dentro do cronograma, com as paredes internas sendo levantadas e deverão ser concluídas em trinta dias nas duas localidades.

Durante a visita técnica das arquitetas e do pessoal do OP, verificou-se que já foram instaladas a parte da tubulação hidráulica, de esgoto e de telefonia, estando a obra das paredes pela metade. Se não houver registro de chuvas constantes, a previsão é que se cumpra o prazo de trinta dias.

Já foi feito o radier, concluída as instalações hidráulicas e de telefonia. Para as obras do Cajueiros foram utilizados 123 pilares e 126 para o Novo Horizonte. Nesse último, está sendo levantado levantando 200 metros de muro no entorno do colégio.

Nesta quinta-feira na Câmara de Vereadores, a equipe do Orçamento Participativo, coordenada por Rosane Miranda, reúne moradores de todos os bairros da área central. Este ano, para melhor aproveitamento dos presentes nas reuniões que forem realizadas, todos poderão votar independente de estar morando naquele bairro ou apenas fazendo uma visita. O ponto de maior captação de votação será pelo sistema on line. Cédulas de votação - tanto para o Orçamento Participativo comum como para o da Mulher - estão disponibilizadas no endereço www.macae.rj.gov.br, no site do OP.

Para a região serrana, o Orçamento Participativo dividirá as reuniões com o Plano Diretor da cidade, que irá divulgar o relatório final do Plano Regional da Serra, que é a compilação de todas as propostas e reivindicações formuladas pelos moradores da serra.

Esse trabalho em parceria acontece nos distritos serranos, pois irá congregar maior número da população local. Depois de a população serrana escolher novas obras que desejam para suas localidades, tomarão conhecimento da formulação final do Plano Regional da Serra, já que o mesmo deverá ainda este ano ser encaminhado para apreciação na Câmara de Vereadores.

Cronograma de Reuniões –No dia 28, às 18h no Colégio Municipal Botafogo, no bairro de mesmo nome. No dia 29, no mesmo horário, no colégio Elza Ibrahim. No dia 30, o ginásio Municipal Maurício Soares Bittencourt recebe a comunidade da região.
Já em dezembro as reuniões começam a partir do dia 1º, às 18h no colégio Wolfango, na Barra de Macaé. No dia 2, às 18 h, a reunião acontece no CIEP do Parque Aeroporto. E no dia 5 começa a reunião na serra, ficando como palco desse primeiro encontro a Igreja Batista de Córrego D’Antas na Bicuda.


Fotos Relacionadas