Foto: Kaná Manhães
5% do orçamento municipal serão investidos em obras e serviços orientados pelos moradores dos bairros
A reunião do Orçamento Participativo (OP), nesta segunda-feira (2), aconteceu nos bairros Cavaleiros (Tênis Clube sede Praia), Novo Cavaleiros (Faculdade Estácio de Sá), e com a participação também das comunidades São Marcos e Recanto da Lagoa.
No encontro, os moradores elegeram o delegado de cada localidade, responsável por fiscalizar o processo do orçamento e definiram os serviços mais emergenciais para a comunidade no Formulário de Indicação, que também está disponível no site da Prefeitura de Macaé: www.macae.rj.gov.br/op.
O coordenador da Câmara Permanente de Gestão (CPG), Romulo Campos, disse que a participação dos moradores está sendo bastante intensa e que todos estão exercendo sua cidadania ao buscar melhorias para o bairro.
- As comunidades tem participado ativamente do processo, o que fortifica a implementação do Orçamento Participativo em nossa cidade. Agora, a população está definindo consciente suas prioridades.
Ele destacou, ainda, que o grupo de trabalho do OP está buscando ampliar todos os canais de comunicação para aumentar a divulgação do projeto e dos horários das reuniões entre os moradores do município, além do carro de som, panfletos e cartazes distribuídos nas residências de todas as localidades e as matérias nos jornais e nas rádios da cidade.
- Estamos desenvolvendo parcerias com a Petrobras para divulgar o formulário em seu portal, incentivando a participação dos funcionários da empresa. Contamos ainda com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico que também está buscando parcerias entre as empresas de Macaé para fazer a divulgação das reuniões, disse o coordenador da CPG.
Desde a última quinta-feira (29), com o reforço da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, através das lan houses públicas, instaladas em alguns pontos da cidade, os moradores que não participarem da reunião têm acesso à Internet para acessar o site da prefeitura e preencher o Formulário de Indicação com as três principais obras que eles querem que sejam feitas na comunidade em que vivem.
O formulário estará disponível até o dia 25 de agosto e para fazer as indicações é preciso ter mais de 16 anos de idade, possuir CPF e ser morador do bairro. O resultado com todos os pedidos e a relação dos delegados escolhidos serão divulgados pela Câmara Permanente de Gestão após o término de todas as 54 reuniões, previsto para o final do mês de agosto.
A partir de quarta-feira (4), as reuniões passarão a começar às 18h30. Para que todos os moradores fiquem cientes dos encontros, está sendo feita ampla divulgação das reuniões por meio de carros de som, cartazes e avisos impressos distribuídos nas residências de todas as localidades.
Romulo Campos disse que é importante que a população compareça à reunião do Orçamento Participativo, que irá utilizar 5% dos recursos destinados aos investimentos no orçamento geral do município em obras e serviços nas comunidades de Macaé.
As principais reivindicações dos moradores do bairro Cavaleiros são referentes a rede de esgotamento, segurança e sinalização. Já os moradores do Novo Cavaleiros pensam em uma creche-escola e a conclusão das obras da praça e quadra inacabada.
Renato Braz, morador no bairro Cavaleiros há 30 anos, diz conhecer bem as necessidades e os problemas de seu bairro.
- Uma das obras prioritárias para o bairro é com relação à sinalização. Temos que atravessar a via para ir à padaria ou ao mercadinho e os carros estão muito velozes. É um perigo, observou Renato.
Laércia Lisboa, do Novo Cavaleiros, também indicada como representante da comunidade junto ao Orçamento Participativo, lembra das prioridades, como a praça e a creche, mas também ressalta:
- O governo erra menos quando trabalha mais próximo da população, vendo nossos anseios e nossas reivindicações. Tudo isso é muito positivo; assim vamos sentir o gostinho de ter o poder e decidir o que queremos, anima-se.
Cronograma das próximas reuniões do Orçamento Participativo
Dia 3 (terça-feira), 18h
Bairro: Visconde de Araújo
- Localidade: Visconde de Araújo
Local: Escola E. Visconde de Araújo
- Localidade: Campo D’Oeste, Maringá, Campo Grande e Bela Vista
Local: Ciep 455 M. Maringá
Dia 4 (quarta-feira), 18h30
Bairro: Botafogo
- Localidade: Botafogo e Novo Botafogo
Local: Escola M. Botafogo
Dia 5 (quinta-feira), 18h30
Bairro: Botafogo
- Localidade: Malvinas
Local: Escola Parque M. Wanderlei Quintino Teixeira
Bairro: Riviera Fluminense
- Localidade: Riviera Fluminense
Local: Ginásio Poliesportivo
Dia 6 (sexta-feira), 18h30
Bairro: Riviera Fluminense
- Localidade: Novo Horizonte
Local: Centro Comunitário de Capoeira
- Localidade: Jardim Sol y Mar
Local: Escola M. Professora Sandra Maria de Oliveira Araújo Franco.