Foto: Kaná Manhães
Além de estar disponível nas reuniões, Formulário de Indicação pode ser acessado pelo site da prefeitura
A reunião do Orçamento Participativo (OP), nesta terça-feira (27), aconteceu no Ciep Brizolão 393 Aroeira e no Colégio Estadual Raquel Reid, com a participação dos moradores dos bairros Aroeira, Nova Aroeira, Morro de Santana, Morro de São Jorge, Jardim Santo Antônio, Nova Macaé e Jardim Vitória.
No encontro, os moradores elegeram o delegado de cada localidade, responsável por fiscalizar o processo do orçamento e definiram os serviços mais emergenciais para a comunidade no Formulário de Indicação que está disponível também no site da Prefeitura de Macaé: www.macae.rj.gov.br/op.
O coordenador da Câmara Permanente de Gestão (CPG), Romulo Campos, disse que a participação dos moradores está sendo bastante intensa e que todos estão exercendo sua cidadania ao buscar melhorias para o bairro.
- As reuniões estão sendo bastante gratificantes, com muita qualidade e os moradores estão entendendo com clareza o que é o Orçamento Participativo e a dimensão dessa ferramenta de mudança efetiva para a comunidade e o município, avaliou Romulo.
Ele destacou que o grupo de trabalho do OP está buscando ampliar todos os canais de comunicação para aumentar a divulgação do projeto entre os moradores do município.
- Estamos desenvolvendo parcerias com a Petrobras para divulgar o formulário em seu portal, incentivando a participação dos funcionários da empresa. Contamos ainda com o apoio da secretaria de Desenvolvimento Econômico que também está buscando parcerias entre as empresas de Macaé para fazer a divulgação das reuniões, disse o coordenador da CPG.
A partir desta quinta-feira (29), com o reforço da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, através das Lan Houses Públicas, instaladas em alguns pontos da cidade, os moradores que não participarem da reunião terão acesso à Internet para acessarem o site da prefeitura e preencherem o Formulário de Indicação com as três principais obras que eles querem que sejam feitas na comunidade em que vivem.
O formulário estará disponível até o dia 25 de agosto e para fazer as indicações é preciso ter mais de 16 anos de idade, possuir CPF e ser morador do bairro. O resultado com todos os pedidos e a relação dos delegados escolhidos serão divulgados pela Câmara Permanente de Gestão após o término de todas as 54 reuniões, previsto para o final do mês de agosto.
A partir da próxima quarta-feira (4) as reuniões passarão a começar às 18h30m. Para que todos os moradores fiquem cientes dos encontros, está sendo feita ampla divulgação das reuniões por meio de carros de som, cartazes e avisos impressos distribuídos nas residências de todas as localidades.
Romulo Campos disse que é importante que a população compareça à reunião do Orçamento Participativo, que irá utilizar 5% dos recursos destinados aos investimentos no orçamento geral do município em obras e serviços nas comunidades de Macaé.
As principais reclamações dos moradores da Aroeira abordaram as questões da falta d’água, melhoria na rede de esgoto e segurança. Para Jenifer Maciel, moradora no bairro, uma das obras prioritárias para o local é a melhoria das vias públicas e, em seguida, vem o aumento da segurança nas ruas do bairro.
- É preciso ter mais segurança, principalmente para quem volta tarde para casa, como trabalhadores e estudantes de outras cidades, observou Jenifer.
Já no Jardim Santo Antônio, os moradores comentaram que há ruas onde transborda esgoto e quando chove a água não tem para onde escorrer. O presidente da Associação de Moradores do bairro, Marcos Pelé, disse que o local precisa de reformas.
- Precisamos fazer a troca da rede pluvial, asfaltar as ruas e melhorar o transporte público, reivindicou Marcos.
No bairro Nova Macaé, Marles dos Santos enfatizou que a falta d’água é um problema e a implantação de um Posto de Saúde seria muito útil aos idosos, que não precisariam se locomover até outros pontos mais distantes para se consultar e que o terreno que divide o jardim do bairro também precisa de cuidados.
- Várias pessoas jogam lixo lá o que acaba trazendo muitos ratos para o local. No verão sempre falta água. Tenho quatro crianças em casa e uma idosa e fica muito difícil ficar sem água. Acho que deveria ter mais reuniões como essa e é uma pena que nem todos os moradores participem. Eles reclamam, mas na hora que devem falar, não aparecem, lamentou a moradora.
Cronograma das próximas reuniões do Orçamento
Dia 2 (segunda-feira), 18h
Bairro: Cavaleiros
- Localidade: São Marcos e Recanto da Lagoa
Local: Faculdade Estácio de Sá
- Localidade: Cavaleiros
Local: Tênis Clube sede Praia
Dia 3 (terça-feira), 18h
Bairro: Visconde de Araújo
- Localidade: Visconde de Araújo
Local: Escola E. Visconde de Araújo
- Localidade: Campo D’Oeste, Maringá, Campo Grande e Bela Vista
Local: Ciep 455 M. Maringá
Dia 4 (quarta-feira), 18h30
Bairro: Botafogo
- Localidade: Botafogo e Novo Botafogo
Local: Escola M. Botafogo
Dia 5 (quinta-feira), 18h30
Bairro: Botafogo
- Localidade: Malvinas
Local: Escola Parque M. Wanderlei Quintino Teixeira
Bairro: Riviera Fluminense
- Localidade: Riviera Fluminense
Local: Ginásio Poliesportivo
Dia 6 (sexta-feira), 18h30
Bairro: Riviera Fluminense
- Localidade: Novo Horizonte
Local: Centro Comunitário de Capoeira
- Localidade: Jardim Sol y Mar
Local: Escola M. Professora Sandra Maria de Oliveira Araújo Franco.