Foram escolhidos, na quinta-feira (05), delegados e suplentes responsáveis por fiscalizar o andamento do Orçamento Participativo nas localidades das Malvinas, Nova Malvinas, Riviera Fluminense, Cancela Preta, Novo Horizonte e Sol y Mar. O encontro aconteceu na Escola Parque Municipal Wanderlei Quintino Teixeira e no Auditório do Ginásio Poliesportivo.
Os moradores puderam esclarecer dúvidas sobre a implantação do Orçamento Participativo (OP) e apontar três obras e serviços prioritários para cada localidade. As reuniões acontecem por todos os bairros do município, incluindo a região serrana. Os resultados com os pedidos e nomes de delegados serão divulgados pela Câmara Permanente de Gestão (CPG) até o final do mês de agosto.
- É importante que toda população compareça às reuniões e preencham o Formulário de Indicação com os principais serviços que devem ser concretizados em cada comunidade de Macaé, com os 5% dos recursos destinados aos investimentos no orçamento geral do município, garantidos por lei, ressaltou o coordenador da CPG, Romulo Campos.
Ele lembrou que aqueles que não puderem ir à reunião também podem opinar através do Formulário disponível até o dia 25 de agosto, no site da prefeitura: www.macae.rj.gov.br/op. Para participar, é preciso ser maior de 16 anos, possuir CPF e ser morador da comunidade.
O presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Antunes, participou do encontro e lembrou que as reuniões com as comunidades foram decididas durante audiência pública realizada na Câmara no dia 17 de maio deste ano, que teve como slogan “Democracia é isso aqui, com a participação popular”.
- É importante essa iniciativa da prefeitura de levar os detalhamentos do OP para a população conhecer e poder entender melhor como funciona a divisão de recursos, sabendo realmente onde estão aplicados. Melhor ainda é que a população, pela primeira vez na história de Macaé, que fez 197 anos de emancipação político-administrativa, está tendo a oportunidade de escolher o que prioritariamente carece a comunidade em que vive. Essa nova modalidade de orçamento participativo da prefeitura foi aprovada por unanimidade pelos vereadores de Macaé. Significa que o nosso município deu um passo importante para a qualidade de vida de todos, destacou Paulo Antunes.
O vereador Danilo Funke, presidente da Comissão do Orçamento Participativo no Poder Legislativo, esteve também presente nas reuniões ressaltando a importância do projeto no qual o povo pode participar ativamente das decisões orçamentais. “É através desse mecanismo, que vai ficar na história da cidade, que a população irá decidir o que vai ser feito para mudar a realidade do local onde vivem”, frisou Danilo.
A audiência foi solicitada por Funke e contou ainda com a participação dos secretários municipais de Governo e de Fazenda, respectivamente, André Braga e Cássius Ferraz, e do subsecretário de Governo, Fernando Amorim. A sociedade civil foi representada, na audiência, por José Carlos Felix da Silva, da Agenda 21.
Paulita Ribeiro, moradora há 20 anos do Sol y Mar, disse que o as ruas estão sempre cheias de lixo e entulhos de obras e que quando chove tudo volta para dentro das casas. “Aqui, quando chove enche tudo. Já perdi minhas coisas várias vezes e depois ficam sujeira e lama espalhadas por todo o bairro. Minha esperança é que com a abertura do valão esse problema seja resolvido, senão, vou ter que me mudar”, lamentou a moradora.
No Bairro Malvinas, o presidente da Associação de Moradores, conhecido com Juvenal das Malvinas, contou que o bairro precisa de muitos avanços para que os moradores melhorem sua qualidade de vida. “Precisamos de obras de infraestrutura, asfaltamento, saneamento básico, dragagem do rio, melhoria na escola e principalmente da construção de uma creche”, reivindicou.
Nesta sexta-feira (6), o encontro será 18h30, no Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, envolvendo os bairros Miramar, Jardim Pinheiro e Morro Santa Mônica e também na Escola Municipal Christos Jean Kousoulas, para os moradores do Nova Esperança e Nova Holanda.
Contato da equipe do Orçamento Participativo:
Endereço: Rua Tiradentes 240 – Imbetiba, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Telefone: 2763-7026
E-mail: op@macae.rj.gov.br
Internet: www.macae.rj.gov.br/op