Orçamento Participativo reúne setores Verde e Vermelho

08/09/2010 10:08:37 - Jornalista: Monica Torres

Foto: Divulgação

As reuniões setoriais vão acontecer até quinta-feira, 9/9

Na sexta-feira (3), foi a vez dos delegados dos setores Verde e Vermelho se reunirem na sede do Programa Renda Mínima para tratarem das prioridades em obras e serviços das comunidades que representam.

O Setor Verde tem as seguintes localidades: Aroeira. Botafogo. Virgem Santa, Jardim Santo Antônio. Malvinas. Morro Grande, Jardim Vitória. Novo Botafogo, Morro de Santana. Morro do Lazaredo, Morro de São Jorge, Nova Macaé e Horto; e o Setor Vermelho é constituído pelo Cajueiros, Centro, Imbetiba e Parque Valentina Miranda.

Os encontros, que acontecem por setores administrativos com base na divisão dos bairros e distritos feita pelo Programa Macaé Cidadão, são realizadas às 19h, na sede do Programa Renda Mínima, à Rua Tiradentes, 240, no Bairro Imbetiba. A equipe do OP está atendendo neste endereço, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. As pessoas também podem tirar as dúvidas pelo telefone (22) 2763.7026 ou pelo e-mail: op@macae.rj.gov.br.

Os delegados têm prazo até o dia 1º de outubro, das 8h às 17h, para entregarem à equipe do OP o formulário preenchido com o que for decidido junto aos moradores nas comunidades. A equipe de trabalho da prefeitura explicou que o documento passará por análise de viabilidade técnica pela equipe do governo que fará as contas para saber se cada pedido está dentro do valor estabelecido pelo OP, em conformidade com as leis ambientais e se já está incluído no Orçamento Geral do Município.

- As reuniões têm sido muito positivas e resolutivas. Um dos papéis dos delegados é negociar junto a suas comunidades o que é mais prioritário para ser incluído imediatamente no Orçamento Participativo, a fim de que seja feito já em 2011. Acreditamos nesta ferramenta como poder de crescimento dos bairros e distritos em todo o município. É um marco histórico que envolve a população e o poder público, explicou o presidente da Câmara Permanente de Gestão (CPG), Romulo Campos.

As reuniões têm contado com a presença do técnico da Secretaria Municipal de Obras, Sérgio Santos, que contribui esclarecendo dúvidas dos delegados com relação aos projetos que podem ser feitos a partir do OP.

As reuniões setoriais vão acontecer até quinta-feira (09), conforme calendário estabelecido pela CPG. Os interessados podem acompanhar a agenda no site da prefeitura: www.macae.rj.gov.br, clicando em Orçamento Participativo que aparece no lado direito da página.

Pela primeira vez na história de Macaé a prefeitura está oferecendo espaço concreto de construção de cidadania à população que está tendo a oportunidade de escolher as obras e serviços prioritários para as localidades em que vive com a implantação do Orçamento Participativo (OP). Depois das reuniões feitas com os moradores nos bairros e distritos, agora os delegados escolhidos por eles para representá-los junto ao poder público estão negociando as reais necessidades de cada área a partir de reuniões com a equipe técnica de implantação do OP.

A Comissão Técnica de implantação do OP é composta, além da CPG, pelas secretarias municipais de Planejamento e de Governo, membros do gabinete da vice-prefeita; da Procuradoria Geral do Município; do Controle Interno; Secretaria Municipal de Fazenda; Programa Macaé Cidadão; Petrobras e da Agenda 21.

Veja o cronograma da próxima reunião, nesta quarta-feira (8):

Setor Vinho
- Ajuda (Ajuda de Baixo, Ajuda de Cima, Bosque Azul, Jardim Esperança, Verdes Mares, Imburo, Aterrado do Imburo) e Barra de Macaé (Fronteira, Ilha da Caieira, Nova Brasília, Nova Esperança, Nova Holanda, Village Park, Colônia Leocádia)

Setor Marrom
- Cabiúnas, Lagomar (Engenho da Praia, Lagomar), Parque Aeroporto (Jardim Aeroporto, Novo Eldorado/Barreto, Parque Aeroporto - gr.1, Parque Aeroporto - gr.2, Recanto da Paz, Vila Badejo) e S. José Barreto (Parque Atlântico, São José Barreto, Barramares)

Setor Cinza
- Córrego do Ouro


Fotos Relacionadas