Foto: Kaná Manhães
Na terça-feira (03), reuniões aconteceram no bairro Visconde de Araújo e no Campo D´Oeste
Moradores dos bairros Lagoa, Botafogo e imediações têm encontro marcado com a equipe de implantação do Orçamento Participativo (OP) em Macaé, que fará duas reuniões simultâneas, nesta quarta-feira (04), às 18h30m, respectivamente no Salão da Associação de Moradores, na Praça do Mirante, e no Colégio Municipal Botafogo. A reunião vai contemplar também os moradores do Mirante da Lagoa, Vivendas da Lagoa, Morada das Garças, Jardim Guanabara, Área Escola Técnica, Novo Botafogo e Morro do Lazaredo.
O coordenador da Câmara Permanente de Gestão (CPG), Romulo Campos, enfatizou que é fundamental que a população participe das reuniões a fim de reivindicar as prioridades de obras e serviços para o seu bairro, que terão 5% da fatia dos investimentos previstos no Orçamento Geral do Município já a partir de 2011.
Romulo lembrou que serão realizadas 54 reuniões nas comunidades até o fim deste mês (veja cronograma com data, horário e locais abaixo) e em cada uma são escolhidos o delegado e o suplente que vão representar os moradores junto às ações na prefeitura.
- O mais importante é que os próximos governos terão de dar continuidade ao Orçamento Participativo, uma vez que ele está previsto na Lei Orgânica (LOM), artigo 122-A, destacou Romulo Campos.
A cada dia ele participa de uma reunião nos bairros e distritos, já que todas acontecem no mesmo horário. Na terça-feira (03), Romulo esteve na do bairro Visconde de Araújo, realizada na Escola Estadual Visconde de Araújo. Ao mesmo tempo, a coordenadora do Programa Macaé Cidadão, Amélia Guedes, comandou o encontro no Ciep 455 Municipal Maringá, no Campo D´Oeste, que beneficiou também moradores dos bairros Campo Grande e Bela Vista.
Romulo Campos reforçou que quem quiser também pode fazer as reivindicações para o bairro em que vive por meio do formulário eletrônico no portal da prefeitura (www.macae.rj.gov.br/op), indicando, até o dia 25 de agosto, três obras ou serviços que considere prioritários. Durante as reuniões, os formulários com os pedidos são colocados numa urna.
A Comissão Técnica de implantação do OP é composta, além da CPG, pelas secretarias municipais de Planejamento e de Governo, membros do gabinete da vice-prefeita; da Procuradoria Geral do Município; do Controle Interno; Secretaria Municipal de Fazenda; Programa Macaé Cidadão; e da Agenda 21.
Entre em contato com a equipe do Orçamento Participativo:
Endereço: Rua Tiradentes 240 – Imbetiba, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Telefone: 2763-7026
E-mail: op@macae.rj.gov.br
Internet: www.macae.rj.gov.br/op