logo

Orientações e serviços no Dia Internacional da Mulher

01/03/2007 17:52:11 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Com foco voltado na luta pelos direitos da mulher, a prefeitura de Macaé, através da Coordenadoria dos Direitos da Mulher (Codim) em parceria com diversas secretarias celebrará o Dia Internacional da Mulher (08 de março) com diversas atividades com prestação de serviços e show com a cantora Adriana Calcanhoto, na praça Washington Luiz, a partir das 10h.

Segundo a coordenadora dos Direitos da Mulher, Vânia Deveza o tema “150 anos na Luta pelos seus Direitos”, foi escolhido para lembrar a luta do sexo feminino por melhoria das condições de vida e trabalho, a participação política, o fim da prostituição, o acesso à instrução e a igualdade de direitos entre os sexos. “É importante que as mulheres tenham conhecimento dos seus direitos e saibam onde procurar”, diz.

Durante todo dia as mulheres receberão orientações jurídicas com a equipe de advogadas da Codim, sobre direitos trabalhistas, previdência social, educação, saúde, família, gravidez entre outros. Além disso, elas estarão informando sobre a Lei Maria da Penha, sancionada em setembro de 2006, que pune com mais rigor os agressores domésticos.

A programação segue com a feira das artesãs com 30 expositoras, emissão de documentos com retirada de fotografia, cadastramento para trabalho, retirada da primeira e segunda via de carteira de trabalho, atendimento odontológico na unidade móvel Expresso Saúde, exames preventivos de câncer de mama, orientações sobre DST/AIDS, atenção à gestante e aleitamento materno, atenção as mulheres idosas, atenção às mulheres negras e apresentação do trabalho desenvolvido pelo Centro de apoio ao paciente oncológico (Capo).

Para manter a saúde e o corpo em forma as homenageados do dia poderão curtir durante as aulas de lambaroibica e karate, que será ministrada pelas professoras da Academia Sâmara Jardim, além da apresentação do coral de jovens da secretaria de Educação. Já os professores da Escola de Dança Âmbar, farão uma apresentação de dança Espanhola e do Ventre.

O evento conta com a parceria das secretarias de Trabalho e Renda, Saúde, Governo, Comunicação Social, Educação, Assistência Social, as Fundações Municipais de Cultura e Hospitalar, Capo, Cetim e Academia Samara Jardim.

Ações - A Coordenadoria dos Direitos da Mulher, vem desenvolvendo diversas ações junto às comunidades, com o objetivo de combater a discriminação, a violência e o preconceito contra a mulher. São realizadas palestras em diversos bairros e distritos. De acordo com a Vânia, esta é uma oportunidade para mostrar a comunidade os programas desenvolvidos pela coordenação e que os mesmo reconheçam a instituição como um canal de defesa de seus direitos e garantia de manifestação da sua cidadania.

Atualmente, além do atendimento a mulher vítima de violência, o NUAM também realiza o atendimento ao agressor e os filhos da vítima, pois é preciso trabalhar a família como um todo. A população conta ainda com o Disque Mulher – 0800-2822108. A ligação é gratuita e a denúncia pode ser feita por qualquer pessoa de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.