Com o objetivo de intensificar a articulação da prática pedagógica com a teoria, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, está capacitando os orientadores pedagógicos, que no ano letivo de 2012 começaram a atuar na Educação Infantil. Vinte e um orientadores pedagógicos das unidades de Educação Infantil estão participando de encontros quinzenais, que visam a formação continuada e enriquecimento profissional. A intenção é ampliar o número de profissionais para atender todas as escolas de Educação Infantil.
Segundo a secretária de Educação, Marilena Garcia, a proposta da Secretaria é trabalhar um currículo para a Educação Infantil voltado para os aspectos científicos, artísticos, culturais e políticos do conhecimento:
- O currículo deste segmento se difere da sistematização do Ensino Fundamental. Por isso, estudos dirigidos específicos para os orientadores pedagógicos deste segmento são tão importantes, pois a rede municipal de ensino desenvolve projetos pautados na integração das diferentes disciplina e nas atividades lúdicas específicas - ressalta.
Durante a formação continuada ministrada nesta quarta-feira (9), a equipe pedagógica da Subsecretaria de Educação Infantil apresentou o tema “Planejamento Pedagógico”. Foi uma oportunidade para compartilhar experiências, participar de dinâmicas e realizar debates sobre questões ligadas ao planejamento semanal de acordo com a realidade da escola, metas para serem alcançadas, formação do professor e acompanhamento sistêmico da pasta.
As coordenadoras Eliane Salgado e Inês Gomes destacaram a importância do planejamento curricular e das entregas dos relatórios de trabalhos executados nas unidades, que passam pela leitura e avaliação da equipe pedagógica: “Após a leitura devolvemos os relatórios para os orientadores pedagógicos pontuando sugestões, avanços e deficiências que podem ser revistas”, disse Eliane.
No encontro, a orientadora pedagógica Fabiana Jorge Pereira Costa afirmou estar animada com o trabalho neste ano letivo:
- Trabalho na Escola Municipal de Educação Infantil Hilda Ramos e cada vez que participo da formação continuada fico mais animada e envolvida com o trabalho. Atuo a seis anos na rede municipal e estou muito satisfeita com a equipe pedagógica, que se destaca pela organização, acompanhamento e coordenação, disse.
A orientadora pedagógica Beatriz da Silva compartilha a mesma opinião. Ela confessou que na rede municipal de Macaé passou a ter uma nova visão quanto ao contexto educacional:
- Sou de Cabo Frio e pude ter em Macaé maior suporte, o que está facilitando a minha vida profissional. A Secretaria de Educação de Macaé nos possibilita bagagem, experiência e estudos. O retorno disso são os bons resultados na unidade escolar que nós educadores devemos apresentar, destaca.
Já a subsecretária de Educação Infantil, Márcia Heloísa Branco, afirma que o grande desafio é desenvolver integralmente a criança a partir de situações que são típicas da infância, como brincar e jogar, num espaço pensado e organizado:
- Nos preocupamos com nossos alunos e com os profissionais, que este ano foram contemplados com o Plano de Cargos e Salários e com outros benefícios, que visam a valorização e o incentivo do profissional”, disse.
Ela lembra que hoje, Macaé conta com profissionais de outros municípios que adotaram Macaé não apenas para trabalhar, mas para morar e contribuir com a cidade. Uma delas é a orientadora pedagógica Joseran da Silva Barroso, que morava em São Gonçalo:
- Foi em Macaé que minha carreira teve avanços. Aqui foi o lugar que escolhi para trabalhar e morar. Coordenei uma escola em São Gonçalo e depois que comecei a atuar na rede municipal de Macaé conheci mecanismos e estratégias que estão ajudando a renovar o meu trabalho. Aqui tive a oportunidade de crescer como pessoa e profissional e quero muito mais, disse.
Animada, a pedagoga utilizou a gratificação que obteve com o Plano de Cargos e Salários para investir em cursos de qualificação:
- Participei recentemente de um congresso em Cabo Frio. O próximo passo será no Espírito Santo. Quero aprender e me transformar, para depois pôr em prática o meu aprendizado, disse.
O próximo encontro será realizado nesta sexta-feira (11), para professores-orientadores, às 8h30 e 13h30. Já na terça-feira (15) será a vez dos diretores, às 8h30. Na quarta-feira (16), a formação continuada será às 8h30 para diretores adjuntos.