Orquestra Popular de Macaé divulga a MPB e suas tradições

02/12/2014 16:02:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

Foto: Luiz Bispo

Foram ensaiados arranjos de canções em homenagem ao centenário de Dorival Caymmi

No primeiro semestre deste ano, a Orquestra Popular de Macaé (OPM) ensaiou arranjos de canções em homenagem ao centenário de Dorival Caymmi. Com esse repertório fez apresentações em diversos eventos pela cidade, como o 5º Macaenf, na Tenda da Cultura no Parque de Exposições e na inauguração da Orla dos Cavaleiros. A partir do segundo semestre, o trabalho da orquestra se concentrou em arranjos de um dos mais importantes compositores e arranjadores da nossa música popular, o mestre Pixinguinha.

Através da parceria com o Instituto Pixinguinha, a OPM recebeu material recém publicado de arranjos originais do mestre para canções dos compositores conhecidos como "velha guarda" da música brasileira. São nomes como Donga, João da Bahiana, Sebastião Cirino, Irineu de Almeida e o próprio Pixinguinha. É uma belíssima amostra da riqueza da MPB nas suas primeiras formas. Os arranjos foram escritos para um LP editado pela Sinter, em 1955, com o título "O Carnaval da Velha Guarda".

Sambas, maxixes, choros e polcas compõem um magnífico repertório com o melhor da música brasileira em todos os tempos.

A Orquestra Popular de Macaé é mantida pela Fundação Macaé de Cultura (FMC) e é composta por professores, alunos e ex-alunos da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart). Tem como principal objetivo divulgar a música brasileira e suas tradições através das apresentações. A estreia dos arranjos de Pixinguinha ocorreu em uma exibição no Asilo Casa do Idoso, onde a orquestra foi recebida com muito carinho pelos internos e por toda equipe de trabalho.

As próximas apresentações da orquestra que representa a cidade começam no próximo dia 09,, no Teatro Municipal de Macaé, juntamente com o encerramento do ano letivo de todos os cursos da Emart. No dia 10, a orquestra estará no Recanto dos Idosos, às 14h, e no dia 27, levará o requinte da música popular brasileira para a Praça Veríssimo de Mello, às 18h. Os interessados em agendar uma apresentação com a OPM podem entrar em contato através do email: comunicacao@macaecultura.com.br.